Notícias
Cultura, Esporte e Lazer
Aulão de dança marca encerramento da Semana da Consciência Negra
25/11/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
Uma apresentação da coreografia “Espelho de Oxum”, executada pelos alunos das oficinas de dança da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), seguida de um aulão de dança com a participação do público marcou o encerramento da Semana da Consciência Negra de Esteio. A atividade, realizada no foyer da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya na tarde da última sexta-feira (22), contou ainda com um estande da empreendora Gabriela dos Santos, que vende roupas com estampas que remetem à cultura da África.
A Semana da Consciência Negra, organizada pela SMCEL com apoio de parceiros, começou na última segunda-feira (18), com exibição do curta-metragem “Ibejis de Esteio - A infância negra na sociedade beneficente Oxum e Xangô”, do produtor cultural Filipe Gonçalves Massena. O filme, que conta a participação das crianças nas atividades da entidade esteiense com sede no Bairro Santo Inácio, recebeu R$ 25,8 mil do edital 01/2023 da Lei Paulo Gustavo. No mesmo dia, teve uma apresentação que mesclou o Coro Municipal de Esteio e o Grupo de Capoeira Camboatá. Na quinta-feira (21), foi a vez das apresentações do Projeto Empoderadança Afro e da Escola de Samba Acadêmico de Esteio.
Celebrado em 20 de novembro, O Dia da Consciência Negra marca um importante momento de reflexão sobre a contribuição dos afro-brasileiros e a luta contra o racismo no país. A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial, que resistiu até a morte pela liberdade de seu povo em 1695. Mais que uma homenagem histórica, o dia reforça a importância da igualdade racial e da valorização da cultura afro-brasileira, lembrando que as lutas de Zumbi permanecem atuais diante das discriminações ainda enfrentadas hoje.
Editoriais
Cultura, Esporte e Lazer
Compartilhe:
de
20