Educação
Festa marca abertura do ano letivo da Rede Municipal de Esteio
18/02/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Djalma Corrêa Pacheco
Professores e outros servidores da rede pública esteiense participaram, no final da tarde desta segunda-feira (17), de uma festa de retorno das férias, promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SME) no Centro de Eventos Klein Ville. Na próxima quinta-feira (20), eles vão receber cerca de 11 mil alunos nas 32 escolas de Esteio para o ano letivo de 2025.
Depois de um coquetel de boas-vindas e antes da Banda DeClassic subir ao palco para animar todo mundo com músicas de vários estilos, o prefeito Felipe Costella saudou os profissionais da SME e destacou a importância do trabalho de cada um para os estudantes de Esteio. O chefe do Executivo disse que o ano será de muitas conquistas e que a nova gestão, iniciada no dia 1º de janeiro, vai dialogar muito com os servidores da pasta. “Eu gostaria que vocês me enxergassem como um colega de jornada, como alguém que está disposto a ajudar para que as coisas caminhem para frente”, afirmou. “Se vocês passarem a me enxergar como uma pessoa que, tanto quanto vocês, que, pelos próximos quatro anos, pelo menos, vai servir o município, a gente vai estabelecer uma conexão, estabelecer um diálogo e estabelecer, principalmente, uma referência; e essa referência precisa ser quem está esperando pelo serviço público ou pela educação pública, que é o nosso aluno”, prosseguiu.
Felipe lembrou que Esteio tem bons índices na Educação, afirmou que os professores e todos servidores da SME vão se empenhar para deixá-los ainda melhor, e que as portas do gabinete do prefeito e do vice estão sempre abertas para diálogo. "Para que a gente possa opinar, para que a gente possa falar, para que a gente possa criticar e, principalmente, para que a gente possa construir, num curto horizonte e num curto espaço de tempo, um grande futuro para as nossas crianças e nossos jovens, que são aqueles que dependem da gente. Muito obrigado. Tenho certeza que teremos um ótimo 2025", encerrou.
Em sua fala, a titular da SME, Rosemary Kennedy, disse que se sentia feliz e honrada em compartilhar momento tão importante com os colegas de trabalho. “Não posso deixar de dizer que falo hoje também como professora alfabetizadora desta rede, como ex-diretora de escola e como ex-professora do Atendimento Educacional Especializado. E digo isso, não por acaso, mas para marcar o meu lugar na docência ao lado de cada um e cada uma de vocês, com a profissão e a bandeira que escolhemos para nossa vida: a educação”, discursou. A secretária afirmou que estava assumindo compromisso de trabalhar com disposição para para consolidar uma educação pautada pela dignidade e respeito a todos e, no final, desejou um excelente ano letivo, repleto de realizações, de troca de experiências e de muito aprendizado. “Que possamos fazer deste ano mais uma etapa significativa na construção de um ensino cada vez mais humanizado e transformador”, finalizou.
Transformadores da sociedade
Falando em nome dos vereadores, o professor-doutor Claudio Dusik, que também é coordenador do Polo Esteio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), disse que a abertura do ano letivo é o réveillon da Educação. “É aqui que nosso ano começa, é aqui que a nova etapa começa, é aqui que a gente se encontra e reencontra e é muito bonito ver as pessoas conversando e matando a saudades”, iniciou.
Claudinho, como é conhecido, que sobre de atrofia muscular espinhal (AME), lembrou que os professores têm uma missão muito importante no processo de aperfeiçoamento constante da sociedade. “O fato de eu estar aqui representando meus colegas vereadores mostra que a educação cumpriu o seu papel e o quanto ela cumpre no dia a dia. Temos uma sociedade totalmente diferente daquela que tive em minha infância. Claro que a gente ainda tem muito para caminhar, tem muito para contribuir, mas quem viveu nos anos 80 sabe do que estou falando. A educação de hoje é para todos e cada um. Sempre reforço o cada um, porque se um ficar de fora, o conceito de todo se perde”, ressaltou. “Vejo que vocês são transformadores de nossa comunidade, da nossa sociedade. Responsáveis por incluir cada um e ensinar cada um a se incluir no outro. E é nesse sentido de inclusão, de diversidade humana, que desejo a cada um de vocês um ano novo abençoado, cheio de coisas boas e que possamos transmitir esses exemplos de vida a cada um dos alunos”, disse, pouco antes de encerrar seu discurso.
Aulas até 19 de dezembro
Para preparar a volta às aulas, os educadores esteienses estão participando, nesta terça (18) e quarta-feira (19), das reuniões pedagógicas e de planejamento, realizadas nas unidades escolares.
Na quinta-feira (20), os alunos retornam às salas de aula para um ano letivo de muito aprendizado e com uma merenda que será qualificada, com a inclusão de novos ingredientes e criação de um novo cardápio.
Cada escola também trabalhou, nas últimas semanas, na melhoria dos espaços escolares, com intervenções como cortes de grama, pinturas, revitalizações e limpezas em geral.
O primeiro semestre vai até o dia 25 de julho, quando começa o recesso escolar, chamado popularmente de férias de inverno, que se estende até 3 de agosto. O encerramento do ano letivo está previsto para o dia 19 de dezembro.
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
20