Educação
Penúltimo dia da Semana do Livro e da Leitura movimenta escolas
24/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique e Rosiele de Mello
A Semana do Livro e da Leitura, realizada nas escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e de Educação Básica (Emebs) de Esteio, está chegando ao seu final com muitas atividades voltadas ao universo literário.
Na manhã desta quinta-feira (24), a Emeb Clodovino Soares realizou uma Blitz Literária. Os alunos pararam o que estavam fazendo e foram até o pátio da escola, onde havia diversos livros, dentro de caixas que estavam ao chão, esperando para serem lidos.
As primeiras turmas a participarem da atividade, conduzidas pelas professoras Jussara Vasconcelos e Kênia Carvalho, foram do primeiro e segundo anos. Entre os ansiosos estudantes, estava a pequena Aurora Rabaioli, sete anos. “Eu acho interessante. Eu gosto de livros que tenham histórias de aventuras. É legal poder ler aqui com os colegas”, disse a aluna do segundo ano, moradora do Bairro Tamandaré.
Durante a Semana do Livro, os alunos da escola leram o livro “Vamos Brincar?”, do escritor gaúcho Caio Riter e que faz parte da coleção “Muda Mundo”. A partir desta leitura, os estudantes do primeiro ao quinto ano se inspiraram e fizeram brinquedos com materiais recicláveis. “Nós estamos fazendo esses brinquedos para tirar o lixo das ruas, ajudando a natureza, e para ter brincadeiras na escola”, disse Maísa Souza, 10 anos. “O brinquedo que eu fiz foi o ‘vai e vem’. Estamos fazendo brinquedos antigos que vimos no livro”, explicou a aluna do quinto ano e moradora do Bairro Tamandaré.
Conversa com a escritora
Há uns 3 quilômetros de distância, na Emeb Dulce Moraes, acontecia, na quadra esportiva da escola, uma conversa dos alunos do segundo ao quinto ano com a escritora Helena Bertoldo da Silva, autora do livro “A Sabedoria de Enzo e Bela: O voo da esperança”. Conduzidos pela diretora Luciana Sperb, os alunos faziam perguntas para a autora sobre a obra.
Depois do bate-papo, Helena passou pelas salas onde estavam os pequerruchos da Pré-Escola e lhes fez perguntas sobre os temas apresentados no livro, como a racionalização da água, cuidado com as árvores e o meio ambiente em geral. Os pequenos corresponderam a escritora e comentaram sobre os cuidados com a natureza, demonstrando terem aprendido os ensinamentos da obra infantil.
Para a escritora, essa abordagem com as crianças, junto do conteúdo do livro, atinge a sociedade como um todo. “A importância da sabedoria de Enzo e Bela é vivenciar com a criança essa história e levá-las a tomarem ações práticas para o meio ambiente. Como eles fizeram plantando as sementes de girassóis”, disse. “Também se aprende nesse livro o cuidado com a energia, o uso racional da água, o trabalho em equipe e a colaboração entre pessoas. O livro é um meio para despertar esse cuidado com o ser humano e o planeta”, ressaltou.
“A Galinha Ruiva” ensina importância do esforço
À tarde, a Emei Vitorina Fabre foi palco de uma apresentação teatral para os pequenos alunos . A peça “A Galinha Ruiva” envolveu as crianças em uma história cativante, com todos os alunos assistindo atentamente e se encantando com a história.
A apresentação contou a história de uma galinha ruiva que, ao encontrar um punhado de grãos de milho, decide fazer um bolo. Para isso, ela pede ajuda a seus amigos, mas encontra resistência. Determinada a alcançar seu objetivo, a galinha ruiva segue sozinha, plantando o milho, colhendo as espigas, debulhando, moendo a farinha e preparando o bolo.
A peça, além de divertida, tinha como objetivo passar a lição sobre a importância de trabalhar, a responsabilidade e o valor do esforço próprio.
Ao final da apresentação, os alunos demonstraram sua alegria com uma salva de palmas direcionadas à galinha ruiva, a estrela do espetáculo. Com sorriso no rosto, as crianças retornaram à sua sala de aula, levando consigo importantes lições sobre perseverança e cooperação.
Aberta na última terça-feira (22), a Semana do Livro e da Leitura tem como objetivo incentivar o ato de ler e de escrever entre os alunos das escolas da rede pública municipal de Esteio. Ela ocorre todos os anos desde 2012, na quarta semana de abril, e está prevista na lei Municipal Nº 5492/2012. As programações ficam a cargo das unidades escolares e dão ênfase na leitura de obras literárias disponibilizadas pelas bibliotecas das escolas, na produção de textos e em atividades culturais ligadas ao livro e à leitura.
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
39