Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação

Projeto da Secretaria Municipal da Educação prepara estudantes para provas externas

22/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Rosiele de Mello

Alunos dos quintos e nonos anos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) de Esteio realizaram, nesta terça-feira (22), as provas da primeira etapa do simulado de avaliações externas. A atividade, que integra o projeto “Pra Cima, Esteio”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), tem como foco melhorar a nota dos alunos em provas que avaliam a performance dos estudantes em Português e Matemática em diferentes testes.

O projeto é uma estratégia voltada à melhoria dos indicadores educacionais do município, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), os quais refletem tanto a qualidade do ensino quanto o desempenho dos estudantes.

A iniciativa vai além das provas simuladas. Desde o início do ano letivo, os alunos estão participando de atividades em sala de aula com conteúdos que têm como base as avaliações externas que são aplicadas aos estudantes, como do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que ocorre a cada dois anos, e do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), realizado anualmente.

Para a professora de Português da Emeb Santo Inácio, Bárbara Martins, 43 anos, o simulado é um instrumento de avaliação diagnóstica e preparação para as provas oficiais. “É  uma maneira de prepararmos os alunos com materiais concretos e provas de múltipla escolha e transcrição para a grade, que eles não estão acostumados a enfrentar. Isso ajuda eles a familiarizarem-se com as provas externas”, comentou.

Nesta terça-feira, os alunos realizaram os simulados em sala de aula, acompanhados pelos professores das turmas envolvidas. As escolas receberam o material impresso e os cartões-resposta elaborados pela SME. Ao todo, 815 estudantes dos quintos anos e 604 dos nono anos estavam aptos para participar do simulado. Uma segunda etapa do simulado já está prevista para o mês de outubro.

Editoriais

Educação

Compartilhe:

de

10

Leia notícias relacionadas