Educação
Secretaria da Cultura divulga programação da 26ª Feira do Livro
23/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Com o tema “Novos Futuros Possíveis”, será realizada, entre os dias 6 e 10 de maio, a 26ª edição da Feira do Livro de Esteio.
Além dos 10 estandes com os principais personagens da tradicional festa literária esteiense - os livros -, quem for ao Espaço de Eventos Rei Pelé (canteiro central da Avenida Governador Ernesto Dornelles - Bairro Santo Inácio) poderá assistir a palestras, acompanhar sessões de contação de histórias, participar de bate-papos com autores ou apreciar espetáculos teatrais e musicais.
A programação está ao cargo das secretarias municipais de Educação (SME), de Cultura, Esporte e Lazer (SMECL) e da unidade de Canoas do Serviço Social do Comércio (Sesc), que são responsáveis pelo evento (veja abaixo).
Entre 6 e 9 de maio, os estandes vão ficar abertos das 9h às 19h. No último dia, 10 de maio, as vendas ocorrem das 9h às 13h.
A 26ª Feira do Livro de Esteio terá como patronesse a atriz, contadora de histórias e, agora, também escritora, Bárbara Catarina, e como autora homenageada a escritora Ângela Hofmann.
Estande do Escritor
Embora a programação base tenha sido divulgada, ainda faltam serem definidas datas e horários de duas importantes ações da Feira do Livro de Esteio: lançamento de livros e sessões de autógrafos.
Os escritores interessados em lançar suas obras ou autografar publicações lançadas a partir de 2023 no Estande do Escritor podem se inscrever, através de formulário eletrônico, até o próximo domingo (27). Ao todo, serão até 36 sessões, que ocorrerão entre 9h às 19h. Os participantes deverão doar um exemplar do livro autografado à Biblioteca - acesse aqui o edital completo.
Informações detalhadas do certame podem ser consultadas no site da Prefeitura, no link “ Concursos e Seleções”, “Secretaria de Cultura”, 2025, “26ª Feira do Livro”.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a bibliotecária Flávia Petterson pelo telefone (51) 2700-4357- ramal 2144.
Biblioteca Rui Barbosa ficará fechada
Durante a Feira do Livro, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa, que fica junto à Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900), ficará fechada.
Os sócios que tiverem livros para devolver entre 6 e 10 de maio poderão deixá-los em uma caixa que será disponibilizada na recepção.
A patronesse - Bárbara Catarina
Atriz e contadora de histórias, Bárbara é um nome forte na arte da contação de histórias no Rio Grande do Sul. Tem atuado há mais de 20 anos na Feira do Livro de Porto Alegre, no espaço de contação de histórias para a primeira infância, e em outros eventos literários. Além de atuar como contadora de histórias e mestre de cerimônias, Bárbara ministra oficina para professores, bibliotecários e demais profissionais envolvidos na formação de leitores. Recentemente, tornou-se, também, escritora, ao lançar “A Pedra que Corria”. Em 2024, foi símbolo de superação e resiliência entre artistas, por ter sido duramente atingida pelas enchentes que afetaram Canoas e que destruíram, inclusive, sua biblioteca particular. Sua história foi contada em matéria no programa Jornal do Almoço.
A autora homenageada – Ângela Hofmann
Escritora e mediadora de leitura, realiza oficinas de criação literária, formação de mediadores de leitura, formação sobre o livro para a infância, e respectiva curadoria. Atuou por 25 anos no magistério da rede pública e particular, na coordenação de projetos sociais e na assessoria pedagógica nos municípios de Esteio, Viamão e Porto Alegre. É membro da diretoria da Associação da Biblioteca Comunitária Circula de Esteio, do grupo de Estudos Literários da Casa Lygia Bojunga, do Rio de Janeiro, e da Oficina de Crônicas Santa Sede.
26ª Feira do Livro de Esteio
Quando: De 6 a 10 de maio
Onde: Espaço de Eventos Rei Pelé (canteiro central da Av. Gov. Ernesto Dornelles – Santo Inácio)
Programação
6 de maio (terça-feira)
9h - Abertura dos estandes
9h - Contação de histórias “Dom Quixote, Um fidalgo carpinteiro do universo”, com Arthur Côrtes
Público de interesse: Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Arthur Fernandes Côrtes é ator, brincante, contador de histórias, performer e ativista cultural. Atua desde 2013 como multiplicador cultural e mediador de Leitura, participando de diversas feiras do livro pelo Estado. É contador de histórias da Câmara Rio-Grandense do Livro.
9h30min - Palestra “O Resgate do leitor desaparecido”, com Tiago Maria
Público de interesse: Alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Contação de história, interação com a plateia, declamação de poemas e desafio de escrita criativa. A atividade se propõe a dessacralizar a leitura, aproximando-a cada vez mais do leitor. Trata-se de um resgate daquele leitor que todos nós fomos um dia, ansiosos em aprendermos a juntar letrinhas para desvendarmos histórias, e que muitos vão deixando desaparecer dentro si.
10h30min - Abertura oficial
14h30min - Contação de histórias, com a patronesse Bárbara Catarina
Público de interesse: Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Atriz e contadora de histórias, Bárbara é um nome forte na arte da contação de histórias no Rio Grande do Sul. Tem atuado há mais de 20 anos na Feira do Livro de Porto Alegre, no espaço de contação de histórias para a primeira infância, e em outros eventos literários. Além de atuar como contadora de histórias e mestre de cerimônias, Bárbara ministra oficina para professores, bibliotecários e demais profissionais envolvidos na formação de leitores. Recentemente, lançou “A Pedra que Corria”, o seu primeiro livro.
15h - Espetáculo “Circo ZeZ”, com o Grupo Ueba
Público de interesse: Crianças de seis a 12 anos
Zão e Zoraida são dois palhaços inquietos. Depois da grande aventura em busca da felicidade eterna, resolvem que querem ter seu próprio circo. Desses tradicionais mesmo, com direito a malabares, contorcionistas, mágicas e tudo mais o que um circo “tem, sim senhor!”, o problema é que... eles resolvem se virar sozinhos pra fazer tudo isso. Claro que, se tratando desses palhaços birutas, muita confusão acontece e a risada da criançada é garantida.
18h - Apresentação musical, com Dieson Siqueira
Público de interesse: Livre
Formado em Pedagogia pela UFRGS, especializado em Educação Musical pela UERGS, é pós-graduado em Psicopedagogia. Atua como Multi-Instrumenta e compositor há 20 anos. Suas composições mesclam temas espiritualistas e ambientais, possuindo uma gama de ritmos e estilos tais como flamenco, milonga, nativista e MPB.
19h - Fechamento dos estandes
7 de maio (quarta-feira)
9h - Abertura dos estandes
9h30min - Palestra literária “BookTok, BookTube e o que mais? Falando sobre literatura através das redes sociais”, com Joice Cardoso, do Canal “Estante Diagonal”
Público de interesse: Alunos dos Anos finais do Ensino Fundamental
BookTok, BookTube e o que mais? Falando sobre literatura através das diversas redes sociais, suas dificuldades e a trajetória da influenciadora Joice Cardoso, do canal Estante Diagonal, ao longo desse processo. Criadora e editora do Estante Diagonal, estudante de Marketing, apaixonada por livros, romances, cachorrinhos e finais felizes. Há 5 anos falando sobre livros na internet. O Canal completou em 2024 dez anos de existência e possui mais de 18 mil inscritos.
10h30min - Apresentação poética de Slam “Poesias para o Fim do Mundo”, com Agnes Mariá
Público de interesse: Alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Idealizadora da Coletiva Urbana de Retomada Aquilombaí (Cura), Agnes é responsável pelo Slam Aquilombaí, a primeira competição de poesia falada focada no protagonismo negro do Rio Grande do Sul. e pelo Slam Comigo-ninguém-pode, o primeiro slam focado na educação socioambiental do Brasil.
14h - Apresentação Literária “Criando e Contando”, com Gio e Doug
Público de interesse: Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Gio e Doug oferecem uma experiência sensorial através da história sobre dois amigos viajantes espaciais que chegam ao nosso planeta terra para proteger a mãe natureza. A dupla promove uma contação autoral, musicada, ilustrada e animada com personagens produzidos ao vivo e utilizando materiais reciclados. Os personagens da contação fazem parte do universo dos livros Lova e Vôos da Alma.
15h - Contação de histórias indígenas “Kubai, o Encantado”, com Rakeo Kubeo
Público de interesse: Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Mulher indígena da etnia Kubeo, natural de Manaus (AM) e residente em Porto Alegre, é contadora de história atuante nas artes cênicas, como atriz, performer, pedagoga, roteirista e consultora audiovisual, especialmente no que se refere à arte decolonia.
15h30min - Contação de histórias com a patronesse Bárbara Catarina
Público de interesse: Alunos da Educação Infantil
Atriz e contadora de histórias, Bárbara é um nome forte na arte da contação de histórias no Rio Grande do Sul. Tem atuado há mais de 20 anos na Feira do Livro de Porto Alegre, no espaço de contação de histórias para a primeira infância, e em outros eventos literários. Além de atuar como contadora de histórias e mestre de cerimônias, Bárbara ministra oficina para professores, bibliotecários e demais profissionais envolvidos na formação de leitores. Recentemente, lançou “A Pedra que Corria”, o seu primeiro livro.
18h - Apresentação musical, com Dieson Siqueira
Público de interesse: Livre
Formado em Pedagogia pela UFRGS, especializado em Educação Musical pela UERGS, é pós-graduado em Psicopedagogia. Atua como Multi-Instrumenta e compositor há 20 anos. Suas composições mesclam temas espiritualistas e ambientais, possuindo uma gama de ritmos e estilos tais como flamenco, milonga, nativista e MPB.
19h - Fechamento dos estandes
8 de maio (quinta-feira)
9h - Abertura dos estandes
9h30min - Espetáculo “Conta Gota: histórias d’água”, com a Cia. Khaos Cênica
Público de interesse: Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Trabalho “Conta Gota” de teatro de bonecos, tem como norte uma história ecológica de uma gota, chamada Espirro, buscando encontrar seu amigo perdido no rio. Para encontrá-lo, Espirro não deve somente percorrer diversos caminhos, ele deve ultrapassar suas próprias dificuldades em uma legítima jornada de construção do herói. Esta história ecológica é um pequeno conto que opera que leva para seus espectadores uma sensível jornada sobre solidariedade, identificação com o próximo e responsabilidade ecológica.
10h30min - Contação de histórias “Com vossa licença, chegou a alegria!”, com Silvia Graebin
Público de interesse: Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Sílvia Graebin é dramaturga, roteirista, arte-educadora, contadora de histórias, manipuladora de bonecos, editora de vídeos. Oficineira e cofundadora e sócia administrativa da H&C multiartes. De mansinho a melodia se espalha e embalada pelo vento toma forma, movimenta pés, mãos e logo o corpo inteiro. Devagarinho chegam as quadras, os adivinhas e as rimas misturadas com música. Todas abraçadas convidam a Dona História para se apresentar. Entre cacarejos, luz de vela, pipa colorida e crises de espirro percebemos que a história veio bem acompanhada e traz consigo a alegria. Você está pronto para deixar esse sentimento te contagiar?
14h - Contação de histórias “Com vossa licença, chegou a alegria!”, com Silvia Graebin
Público de interesse: Alunos da Educação Infantil
Sílvia Graebin é dramaturga, roteirista, arte-educadora, contadora de histórias, manipuladora de bonecos, editora de vídeos. Oficineira e cofundadora e sócia administrativa da H&C multiartes. De mansinho a melodia se espalha e embalada pelo vento toma forma, movimenta pés, mãos e logo o corpo inteiro. Devagarinho chegam as quadras, os adivinhas e as rimas misturadas com música. Todas abraçadas convidam a Dona História para se apresentar. Entre cacarejos, luz de vela, pipa colorida e crises de espirro percebemos que a história veio bem acompanhada e traz consigo a alegria. Você está pronto para deixar esse sentimento te contagiar?
14h30min - Espetáculo “Polenta Show”, com a Palhaça Polenta
Público de interesse: Alunos da Educação Infantil
Polenta Show é uma palhaça mágica, criada pela artista Solange Carvalho Araújo em 2000 na cidade de Canoas, vem trazendo desde então alegria e muita magia através de suas apresentações para crianças de todo o estado do Rio Grande do Sul. Participou de diversas atividades pelos programas do Sesc/RS - ArteSesc e Recrearte.
15h30min - Bate-papo sobre as obras do escritor Eliandro Rocha
Público de interesse: Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O encontro com o escritor se dá a partir de um projeto de formação de leitores. Durante o encontro o profissional apresentará todo o processo de criação de um livro, contará sua trajetória de leitor a escritor, realizará contação de histórias e responderá perguntas dos leitores. Escritor e contador de histórias. Seu primeiro livro, “A ponte”, foi lançado em 2013. Já teve suas obras traduzidas para China, Coreia e Malta e recebeu vários prêmios e distinções como o Prêmio Biblioteca Nacional, finalista do Jabuti e Açorianos. Para Eliandro, livro não é presente, livro é futuro.
16h30min - Sarau com o Grupo Recanto Literário
Público de interesse: Livre
O grupo literário, existente há 10 anos, é composto por autores esteienses e busca promover a leitura e a escrita de autores do município, com reuniões mensais na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, abertas ao público.
18h - Apresentação musical, com Dieson Siqueira
Público de interesse: Livre
Formado em Pedagogia pela UFRGS, especializado em Educação Musical pela UERGS, é pós-graduado em Psicopedagogia. Atua como Multi-Instrumenta e compositor há 20 anos. Suas composições mesclam temas espiritualistas e ambientais, possuindo uma gama de ritmos e estilos tais como flamenco, milonga, nativista e MPB.
19h - Fechamento dos estandes
9 de maio (sexta-feira)
9h - Abertura dos estandes
9h30min - Contação de histórias “Viagem ao Centro da História”, com Maurício Schneider e Ana de David
Público de interesse: Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Um ator em busca de inspiração para seu espetáculo se vê em frente ao público. Sobre o que falar? Como colocar as ideias em palavras? Onde mora a imaginação? Ele descobre na figura de Júlio Verne, um dos maiores escritores de aventura de todos os tempos, um objetivo para ir atrás da sua própria história. Nesse caminho, ele irá alto no céu, fundo nos confins da floresta e mergulhará nas profundezas do oceano. Mas para encontrar o famoso escritor francês ele terá que ir ainda mais longe, a lugares que nem ele esperava acessar. }
- Maurício Schneider é ator, produtor cultural e contador de histórias. Integra o elenco dos espetáculos “O Reino do Natal” e “A Fantástica Fábrica do Natal” do Natal Luz de Gramado. A partir de 2020 desenvolveu trabalhos as linguagens da literatura e audiovisual. Dentre esses trabalhos estão a série audiovisual infantil “O Laboratório do Dr.Terra” e as contações de histórias dos livros “Um Fio de Amizade”, “O Urso com Música na Barriga” e “Reinações de Narizinho”.
- Ana é atriz, dubladora, produtora e professora de teatro graduada pela UFRGS. Trabalhou em escolas de arte para crianças e pesquisa o teatro para o público infantil dentro dos grupos que integra. Recebeu o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festivale 2019 pelo espetáculo “Junho: Uma aventura imaginária”, do Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica e foi indicada a Melhor Atriz no Prêmio Olhares da Cena 2019 pelo espetáculo “Expedição Monstro”.
10h - Bate-papo e contação de histórias com a patronesse Bárbara Catarina
Público de interesse: Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Atriz e contadora de histórias, Bárbara é um nome forte na arte da contação de histórias no Rio Grande do Sul. Tem atuado há mais de 20 anos na Feira do Livro de Porto Alegre, no espaço de contação de histórias para a primeira infância, e em outros eventos literários. Além de atuar como contadora de histórias e mestre de cerimônias, Bárbara ministra oficina para professores, bibliotecários e demais profissionais envolvidos na formação de leitores. Recentemente, lançou “A Pedra que Corria”, o seu primeiro livro.
14h - Contação de histórias “Viagem ao Centro da História”, com Maurício Schneider e Ana de David
Público de interesse: Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Um ator em busca de inspiração para seu espetáculo se vê em frente ao público. Sobre o que falar? Como colocar as ideias em palavras? Onde mora a imaginação? Ele descobre na figura de Júlio Verne, um dos maiores escritores de aventura de todos os tempos, um objetivo para ir atrás da sua própria história. Nesse caminho, ele irá alto no céu, fundo nos confins da floresta e mergulhará nas profundezas do oceano. Mas para encontrar o famoso escritor francês ele terá que ir ainda mais longe, a lugares que nem ele esperava acessar.
- Maurício Schneider é ator, produtor cultural e contador de histórias. Integra o elenco dos espetáculos “O Reino do Natal” e “A Fantástica Fábrica do Natal” do Natal Luz de Gramado. A partir de 2020 desenvolveu trabalhos as linguagens da literatura e audiovisual. Dentre esses trabalhos estão a série audiovisual infantil “O Laboratório do Dr.Terra” e as contações de histórias dos livros “Um Fio de Amizade”, “O Urso com Música na Barriga” e “Reinações de Narizinho”.
- Ana é atriz, dubladora, produtora e professora de teatro graduada pela UFRGS. Trabalhou em escolas de arte para crianças e pesquisa o teatro para o público infantil dentro dos grupos que integra. Recebeu o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festivale 2019 pelo espetáculo “Junho: Uma aventura imaginária”, do Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica e foi indicada a Melhor Atriz no Prêmio Olhares da Cena 2019 pelo espetáculo “Expedição Monstro”.
14h30min - Bate-papo com escritora e contação de histórias, com Milene Barazzetti
Público de interesse: Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Contadora de histórias em diversos eventos literários. Ministrante de oficinas de contação de histórias e mediação de leitura em escolas, instituições e na Livraria Paulinas de Porto Alegre. É escritora e possui vários contos para infância publicados em diversas antologias brasileiras e portuguesas.
15h30min - Bate-papo sobre as obras da escritora homenageada Ângela Hofmann
Público de interesse: Alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A atividade de bate-papo com a autora Ângela Hofmann consistirá na apresentação de cada uma de suas obras voltada ao público infantojuvenil incluindo, para tanto, contação de partes das histórias, leitura de alguns trechos, perguntas e respostas na interação com o público, e também o estímulo à criatividade para compor novos capítulos ou finais às referidas obras. Escritora e mediadora de leitura, Ângela realiza oficinas de criação literária, formação de mediadores de leitura, formação sobre o livro para a infância, e respectiva curadoria. Membro da diretoria da Associação da Biblioteca Comunitária Circular de Esteio, do grupo de Estudos Literários da Casa Lygia Bojunga/RJ, e da Oficina de Crônicas Santa Sede.
18h - Apresentação musical, com Dieson Siqueira
Público de interesse: Livre
Formado em Pedagogia pela UFRGS, especializado em Educação Musical pela UERGS, é pós-graduado em Psicopedagogia. Atua como Multi-Instrumenta e compositor há 20 anos. Suas composições mesclam temas espiritualistas e ambientais, possuindo uma gama de ritmos e estilos tais como flamenco, milonga, nativista e MPB.
19h - Fechamento dos estandes
10 de maio (sábado)
9h - Abertura dos estandes
10h30min - Contação de histórias “Viagem ao Centro da História”, com Maurício Schneider e Ana de David
Público de interesse: Livre
Um ator em busca de inspiração para seu espetáculo se vê em frente ao público. Sobre o que falar? Como colocar as ideias em palavras? Onde mora a imaginação? Ele descobre na figura de Júlio Verne, um dos maiores escritores de aventura de todos os tempos, um objetivo para ir atrás da sua própria história. Nesse caminho, ele irá alto no céu, fundo nosconfins da floresta e mergulhará nas profundezas do oceano. Mas para encontrar o famoso escritor francês ele terá que ir ainda mais longe, a lugares que nem ele esperava acessar.
- Maurício Schneider é ator, produtor cultural e contador de histórias. Integra o elenco dos espetáculos “O Reino do Natal” e “A Fantástica Fábrica do Natal” do Natal Luz de Gramado. A partir de 2020 desenvolveu trabalhos as linguagens da literatura e audiovisual. Dentre esses trabalhos estão a série audiovisual infantil “O Laboratório do Dr.Terra” e as contações de histórias dos livros “Um Fio de Amizade”, “O Urso com Música na Barriga” e “Reinações de Narizinho”.
- Ana é atriz, dubladora, produtora e professora de teatro graduada pela UFRGS. Trabalhou em escolas de arte para crianças e pesquisa o teatro para o público infantil dentro dos grupos que integra. Recebeu o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festivale 2019 pelo espetáculo “Junho: Uma aventura imaginária”, do Coletivo Nômade de Teatro e Pesquisa Cênica e foi indicada a Melhor Atriz no Prêmio Olhares da Cena 2019 pelo espetáculo “Expedição Monstro”.
13h - Fechamento dos estandes e encerramento da Feira
* Programação, sujeita a alterações, ainda não inclui as sessões de lançamento de livros e de autógrafo
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
0