Notícias
Saúde
Convênio viabiliza atendimento de esteienses no Centro de Especialidades da Ulbra
13/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Matheus Araújo

Pacientes de Esteio começaram, nesta segunda-feira (12), a ser atendidos por médicos de diferentes áreas no Centro de Especialidades da Universidade Luterana do Brasil, que fica no campus da instituição em Canoas. No primeiro dia do novo convênio, firmado entre a Prefeitura e a Ulbra, foram atendidos 20 esteienses, encaminhados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
A parceria tem o objetivo de ampliar o acesso da população à saúde e, ao mesmo tempo, proporcionar formação prática a estudantes de Medicina, que têm a supervisão de médicos especialistas e docentes da universidade durante todo o atendimento. O acordo tem validade de 24 meses e prevê a realização de atendimentos ambulatoriais e pequenas cirurgias, sem custos para os pacientes e para a Administração Municipal.
As consultas são realizadas em dois turnos por acadêmicos da área da saúde da Ulbra em um complexo de 40 consultórios novos, que dispõem de toda a infraestrutura necessária. Os pacientes são encaminhados para Canoas após atendimento inicial nas unidades básicas de saúde (UBSs) de Esteio e constatada a necessidade de consultas com especialistas.
O convênio prevê a oferta de diversas especialidades médicas, incluindo Cardiologia, Nefrologia, Pneumologia, Onco-Hematologia, Oftalmologia e Reumatologia, além de outras que venham a ser integradas ao campo de formação da instituição. A responsabilidade pelos insumos, equipamentos e materiais de proteção individual, como máscaras, luvas e álcool, é da Universidade. Os atendimentos serão registrados no prontuário eletrônico da SMS esteiense.
Cabe à SMS a realização do atendimento primário, a organização dos encaminhamentos conforme cronograma definido pela Ulbra e a execução de exames de baixa complexidade. O município também será responsável por inserir no sistema de regulação estadual ou federal os casos identificados pela instituição como necessitando de média ou alta complexidade.
Embora as consultas com especialistas seja responsabilidade do Estado, a SMS encaminha pacientes esteienses para consultas no Hospital São Camilo, em clínicas conveniadas e, agora, na Ulbra. De acordo com a pasta, em 2025 a Secretaria Estadual da Saúde (SES) ofereceu 1,2 mil consultas com especialistas, enquanto a SMS possibilitou 5,5 mil consultas, quase 360% a mais do que o Estado. As demandas maiores são nas áreas de Cardiologia e Ortopedia.
Editoriais
Saúde
Compartilhe:
de
3