Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cidadania e Direitos Humanos

Conferência municipal debate propostas para pessoas idosas

15/05/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Leo Henrique

Nesta quarta-feira (14), foi realizada a 7ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa em Esteio. Reunidos na sede do Clube América, no Bairro Olímpica, os participantes discutiram propostas e melhorias para a pessoa idosa, segundo os eixos temáticos, e elegeram os delegados que representarão a cidade na 7ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa.

Em sua fala, o vice-prefeito Rafael Figliero ressaltou os avanços do município no cuidado com o público acima de 60 anos. “Nós temos o nosso Centro do Idoso, que é um espaço importante onde há diversas atividades”, disse. “Ver as pessoas lá, ocupadas, envolvidas nas atividades, serve de exemplo para nós”, ressaltou.

Após leitura e aprovação do regimento da conferência, a nutricionista Melissa Conceição, especialista com 16 anos de atendimento aos idosos, fez uma fala abordando os pontos destacados no tema central do evento, “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.

A nutricionista trouxe alguns números para mostrar a urgência em falar sobre o envelhecimento e políticas públicas da pessoa idosa, tendo em vista o aumento contínuo do tempo de vida da população. “De 203 milhões de brasileiros, 15,8% são idosos, de acordo com o censo de 2022 do IBGE”, disse. “Das 20 cidades que possuem a maior quantidade de idosos, 19 são do Rio Grande do Sul”, ressaltou.

Melissa trouxe um dado sobre o município. “Aqui em Esteio, 19,94% dos habitantes são idosos”, disse. “Em 2022, Esteio tinha um pouco mais de 76 mil habitantes. Desse total, 15.184 eram idosos, divididos em 6.317 homens e 8.867 mulheres”, ressaltou.

Após o intervalo, os idosos foram divididos à tarde em cinco grupos, de acordo com os eixos temáticos da conferência. Eles debateram e elaboraram cinco propostas, em âmbito municipal, estadual e federal, para cada tema.

A última etapa foi a votação para eleição dos delegados que representarão Esteio na 7ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa. O evento está previsto para ocorrer de 8 a 10 de setembro, em Porto Alegre.


Delegados eleitos para a Conferência Estadual
Representantes governamentais: Lilian Chitolina (titular) e Rosa Gue (suplente)
Representantes da sociedade civil: Janete Batista da Rosa (titular), Carlos Almeida (suplente) e Mariza Iracet (segunda suplente)

Eixos da Conferência
Eixo 1 - Financiamento para Ampliação e Garantia dos Direitos Sociais
Eixo 2 - Fortalecimento de Políticas para proteção à Vida, à Saúde e para o acesso ao cuidado integral da Pessoa Idosa
Eixo 3 - Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa
Eixo 4 - Participação Social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices
Eixo 5 - Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro

Editoriais

Cidadania e Direitos Humanos

Compartilhe:

de

22

Leia notícias relacionadas