Obras e Serviços Urbanos
Mais dois caminhões hidrojatos começam a atuar em Esteio
21/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
O serviço de hidrojateamento das redes de drenagem de Esteio terá um aumento de 100% a partir desta quarta-feira (21) com o início de mais dois caminhões hidrojatos da GF Desentupidora, que se juntam ao equipamento próprio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) e a um hidrojato da própria GF que já atuava no Município.
Inicialmente, os três caminhões da empresa terceirizada vão atuar apenas no Novo Esteio, onde os moradores já podem perceber a movimentação dos veículos e operários da GF, que conta com apoio de servidores da SMOSU.
Segundo a pasta, toda a rede do bairro, um dos mais afetados com as enchentes do ano passado, será hidrojateada, ação que consiste em lançar um potente jato de água nas redes de drenagem pluvial para fazer a desobstrução e limpeza, o que melhora a vazão das águas das chuvas e minimiza a possibilidade de alagamentos.
A Secretaria estima que o tempo de limpeza no bairro dure cerca de dois meses.
O próximo bairro a receber as ações será o Três Portos. A prioridade é “hidrojatear” os bairros mais atingidos pela catástrofe e, depois, o restante do município.
De acordo com a SMGG, de janeiro ao final de março deste ano, 15,4 mil metros de redes de drenagem esteienses já haviam sido hidrojateados. A meta para 2025 é de 40 mil metros. No ano passado, a SMOSU, com equipamento próprio e da terceirizada, fez o hidrojateamento de 49,3 mil metros de redes, mais que o dobro da meta, que era de 20 mil metros. O aumento se deve aos impactos das enchentes.
Solicite manutenção ou reparo
Além das medidas organizadas pela SMOSU e que fazem parte do Programa Permanente de Manutenção Preventiva, o serviço de hidrojateamento também pode ser requisitado pela comunidade através dos canais de contato com a Prefeitura.
O registro de demandas pode ser feito através da Ouvidoria. O contato é pelo pelo DisqueEsteio, pelos telefones 156 e 0800-541-0400 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), por WhatsApp, pelo número 2700-4350 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h) ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível pela internet em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).
As demandas também podem ser encaminhadas presencialmente na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - subsolo, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), durante os atendimentos do Gabinete Aberto, realizado todas as segundas-feiras a partir das 14h, e também no Prefeitura na Rua, quando prefeito, vice-prefeito e demais gestores municipais vão aos bairro ouvir pedidos dos moradores - o próximo será realizado na Vila Pedreira na próxima quinta-feira (22), das 17h30min às 19h30min, na quadra de Emeb Trindade.
Editoriais
Obras e Serviços Urbanos
Compartilhe:
de
13