Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Gabinete da Primeira-dama

Palestra aborda fluxo de atendimento às mulheres

20/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Rosiele de Mello

Na tarde desta quarta-feira (20), o Salão Nobre da Prefeitura de Esteio recebeu uma formação voltada a servidores públicos sobre o fluxo de atendimento às mulheres vítimas de violência. A ação foi organizada pelo Gabinete da Primeira-Dama em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e integrou a programação da campanha Agosto Lilás.

Na abertura do evento, a primeira-dama e coordenadora da Rede Lilás esteiense, Gabriela Fidelis, ressaltou a importância da capacitação, que faz parte de todo um conjunto de ações da Rede Lilás. “Depois de muito tempo, conseguimos estruturar o fluxo de atendimento às mulheres, e todos que estão aqui vão sair preparados para agir quando encontrarem uma vítima de violência. Ganhamos enquanto gestão ao ter servidores capacitados nesse tema, pois sabemos que a violência contra a mulher é uma realidade em nossa sociedade”, afirmou.

Em seguida, titular da SMCDH, Catiane Marques, destacou o papel dos servidores no enfrentamento à violência . “Nós temos em mãos o poder de levar informações e de pensar em políticas públicas. É necessário refletir se o que estamos fazendo é suficiente para mudar vidas”, disse.

Na palestra, a coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Eliane Pacheco, apresentou o fluxo de atendimento e o conteúdo do curso aos servidores, além de esclarecer dúvidas relacionadas ao tema.

Na sequência, a inspetora da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Esteio, Daiane Flores, explicou os passos de encaminhamentos, registros, canais de denúncia e serviços disponíveis, além de abordar pontos da Lei Maria da Penha.


Rede Lilás
A Rede Lilás de Esteio é uma iniciativa criada pela Prefeitura para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher no município. Coordenada pelo Gabinete da Primeira-dama, ela reúne órgãos de segurança, saúde, educação e direitos humanos, com o objetivo de integrar ações de prevenção, atendimento, assistência e proteção às vítimas.

A rede nasce diante dos alarmantes índices de violência, como os casos de feminicídio e o aumento de medidas protetivas solicitadas por mulheres em Esteio. A proposta é que as instituições trabalhem de forma articulada, compartilhando informações e construindo fluxos conjuntos para ampliar a efetividade das políticas públicas.


Quem integra a Rede Lilás de Esteio
Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Segurança Pública
Procuradoria-Geral do Município
Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio
Conselho Municipal de Direitos Humanos
Polícia Civil
Brigada Militar
Ministério Público Estadual
Defensoria Pública
Poder Judiciário
Outras instituições públicas e privadas que atuem na defesa dos direitos das mulheres, mediante convite da Rede.


Onde buscar apoio
Escuta Lilás - Central de Atendimento à Mulher da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres
Telefone 0800-541-0803 (ligação gratuita)

Brigada Militar: Telefone 190
Patrulha Maria da Penha: Telefone 180

Hospital São Camilo
Rua Castro Alves, 948, Tamandaré
Telefone: (51) 2126-8300

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
Recebe mulheres que necessitem de informações, orientações e encaminhamentos para a rede de atendimento. Composto por uma equipe multidisciplinar que presta atendimento de qualidade a todas as mulheres em situação de violência.
Travessa Germano Von Hohendorf, 55 - Bairro São Sebastião.
Telefone: (51) 3137-2333 e 3137-2083


Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher - Esteio 
Avenida Presidente Vargas, 1.142 - Centro

Editoriais

Gabinete da Primeira-dama

Compartilhe:

de

21

Leia notícias relacionadas