Cidadania e Direitos Humanos
Esteienses concluem cursos do Emancipa Família Gaúcha
11/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
Em solenidade realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro São Sebastião, na manhã desta quinta-feira (11), ocorreu a formatura do Programa Emancipa Família Gaúcha, que visa capacitar famílias em vulnerabilidade social atingidas pelas enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. Ao todo, 118 moradores de Esteio formaram-se nos cursos de auxiliar administrativo, elétrica, gastronomia, informática e manicure.
Iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), o programa foi realizado em parceria com a Administração Municipal e com o Núcleo Esteio da Central Única das Favelas (Cufa).
Em sua fala, o vice-prefeito Rafael Figliero destacou que a formação dá condições para o cidadão trabalhar na construção de sua renda profissional. “Eu sempre digo que não existe profissão mais ou menos importante, não existe. Apenas profissões diferentes”, disse. “Todas as funções são importantes, necessárias e nós sentimos falta delas quando estão ausentes. Então, parabéns aos formados e sonhem alto, sonhem sempre”, aconselhou.
Para o titular da Sedes, Beto Fantinel, o programa é um avanço na política de desenvolvimento social do Estado. “Eu vejo aqui que temos jovens, mas também uma galera que já é de uma caminhada longa na comunidade. Essa formatura é, para nós, algo que orgulha e dá satisfação”, disse. “Nós não podemos perder ninguém no caminho da geração de oportunidades e dignidade. E essa ação qualifica e forma aqui hoje”, comemorou.
As aulas tiveram início em julho, na sede do CEU. Os formandos são esteienses inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e atingidos pelas cheias de maio do ano passado. Durante as aulas, os alunos receberam auxílio-transporte, alimentação e puderam deixar os filhos num espaço kids, acompanhados por monitores.
Entre os alunos que concluíram os cursos, estava Ana Silva, 32 anos, que agora é uma manicure formada. Moradora do Bairro Olímpica, ela trabalhava numa escola em Porto Alegre antes da pandemia. Durante o período, viu-se obrigada a trabalhar como autônoma e escolheu o campo da beleza como área profissional. “Hoje eu vivo disso, já tenho uma renda. A oportunidade que recebi aqui é ótima, é uma atualização e uma troca de experiências com profissionais e aprendizes”, elogiou. “Eu já tenho um estúdio aqui em Esteio e agora vou colocar uma menina aqui do curso para atender comigo também”, contou, destacando o “networking” realizado.
Também fizeram uso da fala a titular da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), Katiane Marques, o presidente da câmara dos vereadores, Fernando Luz, o diretor executivo da Cufa Esteio, Eduardo Pereira Cardoso, e o presidente da Cufa estadual, Junior Torres.
Kits
No fim da solenidade, cada formando recebeu um kit profissional de acordo com sua área no valor de R$ 1,5 mil, para dar continuidade à profissão.
Entre os itens dos que cursaram gastronomia, estão batedeira, mixer e formas para bolos. Os alunos de elétrica ganharam escada, capacete, furadeira/parafusadeira, multímetro e diversas ferramentas. Para os formandos de auxiliar administrativo e informática, foram entregues tablets, teclados e calculadoras; e, para quem concluiu a formação de manicure, ferramentas como estufa de esterilização de alicates e pequenos instrumentos em geral, esmaltes e pincéis, entre outros.
O que é o Emancipa?
O Programa Emancipa Família Gaúcha é uma iniciativa estadual voltada para capacitação profissional de 2,2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social residentes em 31 municípios das regiões Metropolitana, Central, Sul, Serra e Vale do Taquari e que tenham sido afetadas pelas enchentes de abril e maio do ano passado.
Parceria entre o governo do Estado, por meio da Sedes, e a Cufa, a ação soma o investimento de R$ 6,5 milhões, via Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Socioprodutiva (Feaisp – Desenvolvimento Social).
Editoriais
Cidadania e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
22