Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Obras e Serviços Urbanos

Prefeitura inicia hidrojateamento do Bairro Três Portos

06/10/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Leo Henrique

Depois de concluir os serviços de hidrojateamento de toda a rede de drenagem e de fazer a limpeza de bueiros e poços de visitas (PVs) no Novo Esteio na última sexta-feira (3), a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) concentra esforços, agora, no Três Portos, um dos bairros de Esteio que mais foram afetados pelas enchentes de maio do ano passado.

Na manhã desta segunda-feira (6), a ação, que faz parte do Programa Permanente de Manutenção Preventiva, foi realizada na Rua Liberato Salzano. A SMOSU está priorizando os bairros mais afetados pelas chuvas.

Três operários da GF Desentupidora, empresa contratada via licitação para execução do serviço, utilizaram um caminhão de hidrojato para o procedimento, enquanto um servidor da SMOSU utilizava um trator para auxiliar na retirada de lixos.

No processo, os operários levantam a tampa da boca de lobo, retiram com uma pá resíduos que estão na entrada e, depois, usam o hidrojato, que lança um potente jato de água na rede de drenagem pluvial para fazer a desobstrução e limpeza, o que melhora a vazão das águas das chuvas e minimiza a possibilidade de alagamentos.

No Bairro Novo Esteio, o serviço contemplou cerca de 29 mil metros de rede de drenagem pluvial. Também foram limpas mais de 550 bocas de lobo e 320 poços de visitas (PVs).

A meta da pasta para 2025 é hidrojatear 40 mil metros da rede de drenagem pluvial do Município. No ano passado, a SMOSU, com equipamento próprio e da terceirizada, fez o hidrojateamento de 49,3 mil metros de redes, mais que o dobro da meta, que era de 20 mil metros. O aumento ocorreu pelos impactos das enchentes.


Solicite manutenção ou reparo
Além das medidas organizadas pela SMOSU e que fazem parte do Programa Permanente de Manutenção Preventiva, o serviço de hidrojateamento também pode ser requisitado pela comunidade através dos canais de contato com a Prefeitura.

O registro de demandas pode ser feito através da Ouvidoria. O contato é pelo pelo DisqueEsteio, pelos telefones 156 e 0800-541-0400 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), por WhatsApp, pelo número 2700-4350 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 12h30min às 18h) ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível pela internet em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).

As demandas também podem ser encaminhadas presencialmente na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - subsolo, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), durante os atendimentos do Gabinete Aberto, realizado todas as segundas-feiras a partir das 14h, e também no Prefeitura na Rua, quando prefeito, vice-prefeito e demais gestores municipais vão aos bairros ouvir pedidos dos moradores – o próximo será no Bairro São José, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Alberto Pasqualini (Rua Arthur da Costa e Silva, 55), das 17h30min às 19h30min.

Editoriais

Obras e Serviços Urbanos

Compartilhe:

de

15

Leia notícias relacionadas