Notícias
Cultura, Esporte e Lazer
Última aula da Capacitação em Economia Criativa é realizada na Casa de Cultura
11/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
Foi realizado, na manhã desta terça-feira (11) na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, o último encontro da série de Capacitação em Economia Criativa, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).
A qualificação, que contou com quatro encontros, foi voltada para produtores culturais, artistas, artesãos, empreendedores criativos e outras pessoas que atuam na área.
O objetivo da ação foi formar empreendedores criativos com modelo de negócio estruturado, fortalecimento de redes de colaboração entre criadores urbanos e periféricos, projetos culturais formatados para editais, entre outras atribuições.
Com o tema “Comunicação, Redes e Plataformas para Criativos”, a gestora cultural Carol Bilberg e o produtor cultural Jackson Conceição abordaram diversos tópicos, como escalas de preços, qualidade da produção artística, entre outros.
Durante a atividade, os participantes fizeram, também, uma apresentação sobre as áreas que trabalham, experiências com o mercado, como conduziam a comunicação do negócio e se participavam em projetos incentivados pelo poder público.
A primeira aula do projeto aconteceu no dia 26 de junho, onde o tema foi “Economia Criativa e Cultura Periférica: Potências e Desafios”. Os outros dois encontros do projeto tratou dos “Modelos de Negócio Criativo: Do Artesanato à Moda Urbana” e da “Gestão de Projetos e Circulação na Cultura Urbana”.
Os ministrantes
Carol Biberg: Artista e gestora cultural, especialista em Indústrias Criativas, CEO da Moldô e com ampla trajetória em políticas públicas e capacitação de empreendedores criativos no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Jackson Conceição: Artista plástico, bailarino, produtor cultural e referência na cultura hip hop do Rio Grande do Sul. Fundador do Ponto de Cultura Fluxo Mandinga, diretor regional da CBRB, com atuação destacada na economia criativa urbana e redes periféricas.
Editoriais
Cultura, Esporte e Lazer
Compartilhe:
de
10