Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Esteio é sede de capacitação regional do Programa Primeira Infância Melhor

14/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Profissionais de Esteio, Sapucaia do Sul, Capela de Santana, Montenegro, Novo Hamburgo e São Sebastião do Caí participaram, nesta sexta-feira (14), no Salão Nobre da Prefeitura, de uma formação sobre atendimentos a gestantes, puérperas e recém-nascidos atendidos pelo programa Primeira Infância Melhor.

Na abertura da atividade, o vice-prefeito Rafael Figliero deu as boas-vindas aos participantes, destacou a importância do programa e agradeceu ao trabalho dos visitadores. “Quero registrar nosso reconhecimento e nosso carinho para vocês. A gente sabe que muitos idosos esperam ansiosos pela visita de vocês para receber carinho”, afirmou. “Hoje estamos aqui para buscar qualificação e formação. Quero agradecer à Karina (Karina Guisso Vitória), apoiadora do PIM que faz parte do 1º Conselho Regional da Saúde – CRS) por ter escolhido nossa cidade para oferecer essa qualificação e passar os conhecimentos para qualificar nossos profissionais”, disse.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Esteio, Gilson Abreu de Menezes, também lembrou do papel dos profissionais que atuam no programa e disse que a formação era essencial. “Poder dividir com vocês e ouvir de vocês as experiências que vocês trazem e a dificuldade que vocês tem é fundamental para a qualificação do trabalho. Estamos felizes de estar aqui hoje e receber agentes de Esteio e municípios próximos”, falou.

Depois, Karina, que trabalha no 1º CRS, unidade da Secretaria Estadual da Saúde (SES) com atuação sobre 66 municípios da Região Metropolitana da Capital, fez uma palestra sobre o programa estadual criado em 2003 e aderido por Esteio em 2006, abordando diferentes aspectos das ações realizadas.

Na última parte do encontro, os visitadores que atuam na política pública de apoio ao desenvolvimento infantil desde a gestação até os seis anos também compartilharam experiências acumuladas no dia a dia de trabalho, oportunizando uma troca de conhecimentos.


Quase 20 anos em Esteio
A atuação do PIM em Esteio vem desde 2006. As equipes realizam um trabalho integrado entre as secretarias municipais de Saúde (SMS), da Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e da Educação (SME) para atendimento a gestantes e crianças de zero a três anos inscritas no Cadastro Único e a crianças de até seis anos de idade que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). Através de visitas domiciliares, os visitadores buscam orientar as famílias para a cultura do cuidado, do afeto, da comunicação positiva e do brincar, favorecendo o exercício da parentalidade.

Em 2016, o Governo Federal lançou proposta semelhante, batizada como Programa Criança Feliz, ao qual o Município aderiu em 2017, como complementação às ações já realizadas através do PIM. Os programas têm como principal objetivo apoiar famílias, estimulando o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

12

Leia notícias relacionadas