Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Governança e Gestão

Operários trabalham em alça de retorno no Viaduto da Celina Kroeff

18/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Leo Henrique

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG), cerca de 55% da alça de ligação do viaduto que ligará a Avenida Celina Kroeff, no Bairro Novo Esteio, à BR-448, conhecida como Rodovia do Parque, já foi concluída. As obras estão sendo executadas pela Administração Municipal em parceria com o Governo do Estado.

Nesta terça-feira (18), operários da Porto Beton, empresa vencedora do processo licitatório, trabalharam em adequações nos últimos pilares e na terraplenagem do trecho entre a Avenida Celina Kroeff com a Rua Arlindo Baierle, onde será construída uma alça de retorno sob o viaduto.

Os próximos passos da obra serão pavimentação da alça de retorno, a colocação das vigas sobre os últimos pilares, a colocação da ferragem por cima das últimas vigas, que formam a estrutura da pista superior, e a concretagem.

Ainda serão feitas a pavimentação do viaduto, iluminação e, por fim, sinalização horizontal e vertical, deixando-o pronto para uso.

Durante a obra, foram feitas intervenções na rede de drenagem no entorno do viaduto por servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU).

A obra possibilitará aos esteienses e visitantes a terem mais uma alternativa para acessar o Município, tanto na Expointer quanto nos demais eventos realizados no Parque de Exposições Assis Brasil ao longo do ano, como o Acampamento Farroupilha, Oktoberfest, Festival do Japão, entre outros.


Histórico
A Rodovia do Parque foi inaugurada no final de 2013, mas o viaduto do Bairro Novo Esteio nunca foi concluído. A estrutura chegou a ser erguida, mas as obras foram paralisadas faltando a alça de ligação com a Av. Celina Kroeff. Hoje, quem ingressa em direção a Esteio pela BR-448 chega à cidade por uma via alternativa, que passa pela Av. Cezar Antonio Bettanin, do outro lado do Parque, aumentando o trajeto.

Depois de ser abandonada pelo Governo Federal, o projeto de construção do viaduto foi repassado para a Administração Municipal, que está investindo R$ 1,6 milhão, e para o Governo do Estado, que está aplicando mais R$ 6,39 milhões.

O projeto passou por ajustes e foi aprovado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG). No dia 23 de abril, a empreiteira contratada iniciou a colocação das estacas de fundação.

O viaduto foi batizado como Carlos Rivaci Sperotto, ex-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), falecido em dezembro de 2017.

Editoriais

Governança e Gestão

Compartilhe:

de

12

Leia notícias relacionadas