Educação
Projeto ensina Jiu-jitsu a alunos da Emeb Eva Karnal
27/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leo Henrique
Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Eva Karnal, no Bairro Liberdade, aplicaram mata-leões, guilhotinas e “arm-locks” na manhã desta quarta-feira (26).
Estes e outros golpes fazem parte das aulas do projeto “Jiu-jitsu na escola”, conduzido pelo professor de Ciências e Educação Física e faixa preta em judô e jiu-jitsu Luciano Fontoura Carvalho. Atualmente, cerca de 25 crianças e adolescentes participam, sendo metade imigrantes venezuelanos e cubanos.
Um deles é o Ender Acosta, 10 anos. Estudante do quarto ano e oriundo da Venezuela, ele começou no projeto por indicação da diretora da escola, Cristiane Gomes, e já chegou à faixa cinza, segunda graduação no esporte. “Estou aprendendo a lutar e ajudar os outros”, disse. “Aprendi o mata-leão, o esgana galo, a mata barata”, contou o morador do Bairro São Sebastião.
As turmas são organizadas nas categorias mirim, infantil e juvenil, sendo as aulas realizadas no contraturno escolar do estudante, sempre nas quartas, das 10h30min às 11h45min, e sextas-feiras, das 15 às 17h.
Pais ou responsáveis de estudantes que desejam participar das aulas de jiu-jitsu podem conversar com a direção da escola ou diretamente com o professor. Este ano, as turmas já estão fechadas. As inscrições realizadas agora entrarão para as classes que serão formadas para as aulas do ano que vem. As graduações dadas no projeto são reconhecidas pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.
De acordo com Luciano, o objetivo é desenvolver nos alunos a disciplina, respeitos às regras, autoestima, cuidado com a alimentação, entre outras virtudes.
Dia 5 tem torneio interno
Outro participante é o pequeno morador do Bairro Liberdade Israel Miranda, 10 anos, que começou, como todos, na faixa branca e, depois de um tempo praticando, também passou para a faixa cinza. “Pretendo evoluir e participar de campeonatos fora da escola”, disse o estudante do quarto ano, que já pensa em seu futuro na arte marcial.
No dia 5 de dezembro, Ender, Israel e outros alunos/atletas vão poder demonstrar o que aprenderam e medir forças em um torneio interno que será realizado na escola.
Em outubro deste ano, o projeto foi vencedor na Categoria Trabalho Social do prêmio Funcionário Destaque, realizado anualmente pela Administração Municipal.
Ações que dão resultados
O lutador esteiense Gabriel Hoerlle conquistou o título mundial no World Master Abu Dhabi Jiu-Jitsu Championship, realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, um dos campeonatos mais importantes do jiu-jitsu mundial. O ouro veio na categoria Faixa Roxa – Master 2.
O atleta recebeu incentivo do Fundo Municipal de Apoio às Atividades Desportivas (FMAAD), edital da Prefeitura de Esteio que abre duas vezes ao ano e oferece apoio financeiro a atletas e produtores esportivos. Em 2025, o FMAAD destinou R$ 240 mil a projetos esportivos, avaliados pelo Conselho Municipal de Desporto (CMD).
Gabriel inscreveu seu projeto, apresentou ao Conselho Municipal de Desporto (CMD) e foi selecionado, o que garantiu sua presença no mundial em Abu Dhabi.
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
25