VacinaBCGcomAgendamentojunhoA redução de repasses de vacinas BGC para Esteio resultou na determinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de que a vacinação no mês de junho seja realizada em apenas três unidades básicas de saúde (UBSs) e em dias específicos, sempre no horário das 8h às 14h, mediante agendamento prévio dos responsáveis legais. A vacina imuniza bebês recém-nascidos contra a tuberculose.

Na próxima quarta-feira (26), a UBS Parque Claret (Av. João Neves da Fontoura, 347) oferecerá as vacinas, das 8h às 14h, que serão aplicadas somente naquelas crianças das quais os responsáveis legais agendaram a vacina previamente.

No dia 27 de junho, a UBS Nickollas Gomes - Centro (Rua Fernando Ferrari, 948) realizará o serviço na unidade, mediante agendamento prévio.

A terceira UBS que oferecerá a aplicação das doses limitadas é a Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes - Primavera (Rua Orestes Pianta, 200). A próxima rodada está prevista para o dia 28 de junho.

A vacina BCG está com quantitativo reduzido para distribuição pelo Ministério da Saúde nos níveis nacional, estadual e local. Esteio receberá apenas 150 doses, ou seja, sete frascos da vacina para o uso durante todo o mês. De acordo com a SMS, esta quantidade é insuficiente para atender a demanda de vacinação que ocorre rotineiramente na maternidade do Hospital São Camilo, para todos os recém-nascidos, e na UBS Parque Claret, todas as quartas-feiras pela manhã).

Cada frasco da vacina, após a diluição do pó, tem validade de apenas seis horas. Para imunizar o maior número de bebês possíveis e otimizar o número de doses recebidas em junho, a SMS não disponibilizará a vacina BCG no Hospital São Camilo.


Aplicação das vacinas BCG no mês de junho*
Local: UBS Parque Claret (Av. João Neves da Fontoura, 347)
Quando: Quarta (26)
Horário: Das 8h às 14h

Local: UBS Nickollas Gomes – Centro (Rua Fernando Ferrari, 948)
Quando: 27 de junho
Horário: Das 8h às 14h

Local: UBS Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes – Primavera (Rua Orestes Pianta, 200)
Quando: 28 de junho
Horário: Das 8h às 14h

*Mediante agendamento prévio diretamente nas unidades / As salas de vacina não aplicarão as demais vacinas nestes dias