EJA 2020Maiores de 18 anos interessados em concluir o Ensino Fundamental gratuitamente têm até esta segunda-feira (20) para efetuar a inscrição no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Esteio. O cadastro pode ser realizada por meio de formulário online (clique aqui) ou na Secretaria Municipal de Educação (Rua Alegrete, 455 – em dias úteis, das 8h às 12h e das 13h às 17h).Quem já está estudando em um dos polos de EJA atualmente existentes (EMEBs Oswaldo Aranha, Santo Inácio e Maria Lygia) também deve ficar atento ao mesmo calendário.

Este ano letivo trará novidades para a EJA, que passará a ser ofertada exclusivamente na Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) Anísio Teixeira, situada na Rua Dom Pedro, nº 73, no Centro de Esteio (junto ao prédio da Escola Técnica Unipacs). Outra novidade é o formato do curso, que será semipresencial. Desta forma, os alunos terão a obrigatoriedade de comparecer apenas duas vezes por semana na escola, realizando as demais atividades à distância. Para facilitar o acesso de todos, a Secretaria Municipal de Educação fornecerá vale-transporte aos estudantes nos dias de aula.

De forma inédita, a oferta das totalidades da EJA deverá ocorrer nos três turnos em 2020 (manhã, tarde e noite), de acordo com a demanda e o número de inscritos por turma, facilitando o acesso por parte daqueles que têm dificuldade de comparecer à noite. Além disso, outros cursos destinados a jovens, adultos e idosos estão sendo planejados para ocorrerem na EMEJA.

A modalidade, destinada a pessoas maiores de 18 anos, está dividida em totalidades: Anos Iniciais; que corresponde às Totalidades Iniciais (T1, T2, T3 e T4); e Anos Finais, que corresponde às Totalidades Finais (T5, T6, T7 e T8). Cada totalidade tem a duração de um semestre.

Todas as medidas adotadas na Educação de Jovens e Adultos fazem parte de uma ampla reestruturação da rede municipal de educação e buscam, prioritariamente, reduzir o abandono escolar nesta modalidade, ampliar o acesso, a taxa de rendimento e o índice de conclusão e qualificar o ensino ofertado nesta modalidade.

Para obter informações sobre EJA de Ensino Médio, ofertada exclusivamente pelo Estado, os interessados podem procurar a Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação, diretamente na sede do órgão (Rua Alegrete, 455) ou por meio do telefone (51) 3473-0601.

Inscrições para EJA 2020 – Ensino Fundamental

Até segunda-feira (20)
Pessoalmente
Local: Secretaria Municipal de Educação (Rua Alegrete, 455 – de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h)


Fomulário online
Clique aqui para acessar