
Compartilhe:
O telefone do Pronto Atendimento Digital 24 Horas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mudou para o 0800-888-9622.
A mudança, que começou a zero hora desta quarta-feira (27), se deve pela contratação de uma nova prestadora do serviço. A partir de agora, os profissionais que vão atender a população esteiense são da Topmed, empresa com sede em Florianópolis/SC.
Só o telefone mudou
O fluxo de atendimento continua da mesma forma simplificado. Após o paciente fazer a ligação, um técnico auxiliar de regulação médica (TARM) da central passa a chamada para um profissional enfermeiro. O usuário é informado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e deve concordar que os atendentes acessem seu prontuário eletrônico, onde consta o histórico da saúde e onde é possível verificar se está cadastrado em alguma unidade básica de saúde de Esteio, condição básica para poder utilizar o serviço.
Validados os dados, o profissional enfermeiro faz algumas perguntas para verificar o estado de saúde do paciente. Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o Hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado.
Caso o paciente possa ser atendido pelo PAD 24 horas, ele recebe um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, através de vídeo, pela internet, através do computador ou smartphone. Caso não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone mesmo. Em ambos os casos, tanto enfermeiro quanto médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde (GMUS), onde consta o prontuário do paciente.
Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail.
Passadas 24 horas do atendimento digital, um profissional da enfermagem ou da área médica deverá contatar o paciente para conferir o estado de saúde dos casos com potencial clínico de gravidade ou imprecisão diagnóstica, além de orientar com relação a novos atendimentos, caso a queixa de saúde persista.
O pronto atendimento virtual pode ser utilizado 24 horas por dia, sete dias por semana, quando não houver urgência no atendimento ou risco de morte para o paciente (nessas situações, o mais indicado é buscar um hospital). Ele também pode ser usado para a renovação de receitas, desde que o paciente tenha participado de uma consulta presencial nos últimos 12 meses.
Pioneiro
Pioneiro no Rio Grande do Sul, o Pronto Atendimento Digital 24 Horas de Esteio entrou em funcionamento no dia 10 de agosto do ano passado. Em um ano de funcionamento, o serviço registrou 24.189 consultas de enfermagem e outras 16.744 com médico clínico geral, chegando a 40.933 ligações válidas atendidas. Fazendo-se uma conta simples, foram, em média, 112 atendimentos diários.
Cadastre-se na UBS de referência
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há duas condições básicas para poder utilizar o serviço: o paciente precisa ser morador de Esteio e estar cadastrado em uma unidade básica de saúde do Município.
Caso procure o atendimento sem estar registrado em uma UBS e não seja um atendimento de urgência, o usuário é orientado a procurar um posto de saúde para realizar o cadastramento e utilizar o Pronto Atendimento Digital posteriormente Para fazer o cadastro, é necessário apresentar documento de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência.
Caso seja constatada urgência, o paciente é orientado a procurar o Hospital São Camilo o mais rápido possível.
Pronto Atendimento Digital 24 horas Esteio
Quem pode acessar: Moradores de Esteio com cadastro em alguma UBS do Município
Como acessar: Através do telefone gratuito 0800-888-9622
Quando: Durante 24 horas por dia, sete dias por semana
Casos em que o serviço pode ser acessado: Quando não houver emergência ou risco de morte para o paciente. Entre as situações que podem ser atendidas virtualmente estão quadros de diarreia, dor de garganta, dor de cabeça, febre e dor lombar. O serviço também pode ser usado para pedido de renovação de receita, desde que o paciente tenha realizado consulta presencial nos últimos 12 meses
Compartilhe:
de
0