Notícias
Cidadania e Direitos Humanos
Prorrogado prazo para inscrição de entidades para eleição do Comdh
16/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
O Conselho Municipal de Direitos Humanos (Comdh) prorrogou até as 18h da próxima sexta-feira (19) as inscrições para representantes de organizações da sociedade civil, de fóruns e ou movimentos sociais voltados ao atendimento e ou defesa dos Direitos Humanos interessados em compor a entidade e também em votar no pleito para a escolha dos novos integrantes.
De acordo com o edital, a prorrogação se deve ao forte temporal desta segunda-feira (15), que ocasionou quedas de energia elétrica e instabilidade/interrupções de internet em diferentes pontos da cidade, fato que pode ter limitado o acesso aos meios necessários para a inscrição.
O registro de interesse de candidatos deve ser feito através de formulário eletrônico.
Já o prazo para inscrição de eleitores pelas entidades, também através de formulário eletrônico, segue no dia 5 de dezembro.
A eleição de um titular e um suplente do segmento será no dia 24 de fevereiro de 2026, às 17h30min, no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150).
Podem se inscrever para votar, um titular e um suplente de representantes de organizações da sociedade civil, de fóruns e ou movimentos sociais de garantias dos direitos da juventude; de organizações da sociedade civil, de fóruns e ou movimentos sociais de garantias de direitos da comunidade LGBTQI+; de organizações da sociedade civil, de fóruns e ou movimentos sociais de garantias de direitos e promoção da igualdade étnico-racial; de organizações da sociedade civil, de fóruns e ou movimentos sociais de garantias de direitos dos Povos Tradicionais de Matriz Africana; de representantes de organizações da sociedade civil, de fóruns e ou movimentos sociais de garantias de direitos das mulheres; de representantes de organizações da sociedade civil, de fóruns e ou movimentos sociais de garantias das pessoas com deficiência; e de representantes de organizações da sociedade civil, de fóruns e ou movimentos sociais de garantias de direitos para refugiados e imigrantes.
Poderão votar no mínimo um e no máximo cinco representantes de cada entidade, além dos candidatos, devidamente designados por escrito em lista enviada pela entidade.
A Comissão Eleitoral analisará os pedidos de inscrição e publicará, no dia 15 de janeiro de 2026, a relação de representantes habilitados e não habilitados no site da Prefeitura.
Caso a entidade não habilitada desejar, poderá enviar o recurso para a comissão eleitoral entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2026 por formulário disponível no edital . A Comissão Eleitoral concluirá, até o dia 30 de janeiro, o julgamento dos recursos e apreciação de manifestações contrárias apresentadas. O edital de homologação final dos candidatos aptos será divulgada no dia 6 de fevereiro.
Todas as informações sobre o processo devem ser acessados na página do certame no site da Prefeitura.
Editoriais
Cidadania e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
0