Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação

Femuci e ORE reúnem centenas de estudantes no Parque Assis Brasil

07/10/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Por volta das 14h desta sexta-feira (4), a agitação tomou conta dos estudantes que participaram da 32ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci), promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SME) no Pavilhão da Agricultura Familiar do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil desde esta quinta-feira (3). 

Os alunos estavam ansiosos pela divulgação dos melhores projetos do principal evento de iniciação científica de Esteio e um dos maiores da região. Os vencedores foram escolhidos por uma comissão avaliadora, que visitou todos os estandes onde estavam expostos os 169 trabalhos inscritos este ano. 

Além dos troféus, dados aos três melhores de cada uma das seis categorias, os “jovens cientistas” estavam de olhos, também, nos troféus destaques e, sobretudo, nas vagas para a Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec), organizada pela Fundação Liberato em Novo Hamburgo, entre os dias 22 e 25 de outubro, e para outras três feiras científicas em São Leopoldo (Motic), Charqueadas (Mocitec) e Lajeado (Feira Estadual de Ciências Univates).

A cada resultado anunciado, muita comemoração de alunos, professores, pais e amigos, que lotaram o espaço em frente ao palco (veja resultado abaixo).


Do Fundamental ao Ensino Médio
Os trabalhos participante da Femuci foram elaborados, com ajuda dos professores, por alunos desde a educação infantil até o 9º ano, provenientes das 32 escolas municipais, além de estudantes do ensino médio das escolas estaduais Jardim Planalto e Augusto Meyer, e das escolas de educação infantil Algodão Doce, For Kids, Gente Miúda, Pequeno Mundo e Risco e Rabisco (com vagas compradas pelo município). Estudantes de 14 escolas de outras cidades - Portão, Maratá, Flores da Cunha, Porto Alegre, São Leopoldo, Carlos Barbosa, Montenegro, Gravataí e Caxias do Sul - também participaram. 

Em paralelo, 31 clubes de robótica, formados nas escolas do Município, disputam as provas da Olimpíada de Robótica de Esteio (ORE), divididos em cinco categorias (Baby – berçário a pré-escola, Kids – 1º ao 3º ano, Júnior – 4º ao 6º ano, Teenager – 7º ao 9º ano, Programa Horizontes e Educação de Jovens e Adultos. Os vencedores nas categorias Kids e Teenager também foram credenciados para a Mostratec.
 

Diferentes temas
Os temas da Femuci, como ocorre em todos os anos, são muito diferenciados e mostram os diferentes interesses dos alunos de Esteio e das outras cidades participantes.

O projeto dos alunos do 3º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Vila Olímpica, por exemplo, fala sobre a introdução ao método científico que trata da observação de um fenômeno e, a partir da observação, buscar explicá-lo com hipóteses, experimentação e conclusão. Os grupos dos experimentos foram divididos em grupo experimental, que recebe a intervenção da hipótese, e o grupo de controle que não recebe. Os estudantes expuseram o funcionamento do método e sua aplicação num experimento sobre higienização das mãos. “O nosso trabalho traz o questionamento de se lavar as mãos apenas com água resolve, porque vemos colegas que não passam sabão quando lavam”, disse Gabriel Teixeira, oito anos. “O nosso experimento é colocar o dedo sem nada na água que possui orégano e depois colocar outro dedo com sabão. O resultado é que o orégano foge do dedo com sabão”, explicou o pequeno estudante.

O trabalho apresentado pelas alunas do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Sinodal, de Portão, Ana Berghan e Eduarda Schäfer, ambas de 17 anos, traz amostras sobre a incidência do uso de cigarros eletrônicos entre os jovens. “Eles foram criados com o intuito de auxiliar as pessoas que já possuem vícios com os cigarros convencionais, mas acabaram tendo um efeito contrário, onde jovens e adolescentes começaram a desenvolver esse vício”, explicou Ana. “Os cigarros eletrônicos causam as mesmas doenças que o cigarro convencional, mas também uma doença específica chamada Evali. O uso constante do cigarro eletrônico faz com que se acumulem gorduras no pulmão e essa gordura não há como ser retirada, o que ocasiona sangramento nos pulmões, dores e insuficiência respiratória grave”, comentou Eduarda. “Nós chegamos à conclusão de que a maior influência para o uso do cigarro eletrônico vem das mídias em geral. E ao aplicar um questionário nas escolas de ensino médio de Portão, percebemos que 18% dos entrevistados já fizeram uso do cigarro eletrônico. E percebemos também que onde foram feitas palestras sobre os malefícios do uso ocorreu uma redução do consumo”, ressaltou Ana.

As estudantes do 6° ano Dominiky Stoldoni e Caroline Souza, de 11 anos, da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Maria Lygia Andrade Haack, fizeram uma pesquisa sobre o uso da canabbis entre jovens e adolescentes, seus efeitos e risco à saúde física e mental. “A maconha é uma droga de fácil acesso e uma das mais baratas. O uso constante representa um risco maior ao desenvolvimento de esquizofrenia, bipolaridade, ansiedade e depressão. E sintomas de dependência como agitação, variações de humor e insônia”, elencou Caroline. “O nosso objetivo foi levantar dados do número de alunos que já usaram a droga na nossa escola e orientá-los. Entregamos um questionário para turmas de 7°, 8°, 9° ano e Programa Horizontes da nossa escola onde foram entrevistadas 162 pessoas e 13% delas disseram já ter utilizado a maconha”, explanou Dominiky.


Premiação 
32ª Femuci
Categoria 1 -  Educação Infantil
1º lugar
: Um ateliê para bebês - Emei Vivendo a Infância (Credenciado para Mostratec - Novo Hamburgo)
2º lugar: Chuva, chuvisco e chuvarada – Emeb Flôres da Cunha (Credenciado para Motic - São Leopoldo)
3º lugar: Brincando e Aprendendo com a natureza – CEI Brincar e Aprender

Categoria 2 - Ensino Fundamental (1º ao 3º ano)
1º lugar
: Benefícios e malefícios do sol - Emeb Oswaldo Aranha (Credenciado para Mostratec -  Novo Hamburgo) 
2º lugar: Dívida ativa: o que acontece quando os tributos não são pagos pelo contribuinte - Emeb João XXIII (Credenciado para Motic - São Leopoldo)
3º lugar: Prevenção contra a dengue – Emeb Maria Lygia Andrade Haack

Categoria 3 -  Ensino Fundamental (4º ao 6º ano)
1º lugar: Uma viagem pelo conhecimento e criação humana – Emeb Ezequiel Nunes Filho (Credenciado para Mostratec - Novo Hamburgo)
2º lugar: O boom da dessalinização - Emeb Santo Inácio (Credenciado para Motic - São Leopoldo)
3º lugar: Uso excessivo de telas na saúde ocular - Emeb Oswaldo Aranha (Credenciado para Mocitec - Charqueadas)

Categoria 4 - Ensino Fundamental (7º ao 9º ano e Programa Horizontes)
1º lugar: Plásticos biodegradáveis – Emef Professora Maria Josepha Alves de Oliveira - Montenegro (Credenciado para Mostratec - Novo Hamburgo)
2º lugar: EducaFlores: Aplicativo de Estudo Escolar – Emeb Flôres da Cunha (Credenciado para Motic - São Leopoldo)
3º lugar: Crises emocionais em crianças autistas – Emeb Eva Karnal (Credenciado Feira Univates - Lajeado)
4º lugar: Vento Vivo - Implementação de energia eólica em praças públicas – Emeb Oswaldo Aranha (Credenciado para Mocitec - Charqueadas)

Categoria 5 - Educação de Jovens e Adultos (EJA)
1º lugar: Revelando identidades: A autodeclaração racial e a construção da autoimagem entre estudantes da Emef Castro Alves - Emef Castro Alves – São Leopoldo (Credenciado para Mostratec - Novo Hamburgo)
2º lugar: O futuro é ancestral – Emef Professora Dilza Flores Albrecht – São Leopoldo (Credenciado para Motic - São Leopoldo) 
3º lugar: A erva mate e seus benefícios - Emeja Anísio Teixeira

Categoria 6 - Ensino Médio
1º lugar: A substituição de válvula cardíaca de um tecido similar de origem bovina - Colégio Adventista de Esteio (Credenciado para Mostratec - Novo Hamburgo)
2º lugar: Como as crianças podem se beneficiar da Arteterapia? - Colégio Sinodal - Portão (Credenciado para Motic - São Leopoldo)
3º lugar: Caixa de areia de realidade aumentada adaptada: caminhos para o ensino inclusivo e acessível da Geografia – IF-Sul - Caxias do Sul (Credenciado para Feira da Univates - Lajeado)

Prêmios Destaque
Cultural: Um ateliê para bebês – Emei Vivendo a Infância
Tecnológico: EducaFlores - Aplicativo de Estudo Escolar – Emeb Flôres da Cunha
Social: Revelando identidades - A autodeclaração racial e a construção da autoimagem entre estudantes da Emef Castro Alves – Emef Castro Alves – São Leopoldo
Saúde e qualidade de vida: A substituição de válvula cardíaca de um tecido similar de origem bovina - Colégio Adventista de Esteio
Desenvolvimento econômico e meio ambiente: Chuva, chuvisco e chuvarada – Emeb Flôres da Cunha.
Popular: Benefícios e malefícios do sol – Emeb Oswaldo Aranha
Programa Horizontes: As drogas e seus efeitos – Emeja Anísio Teixeira


3ª ORE
Categoria Kids:
Clube de Ideias (Emeb Paulo Freire) - Credenciamento para Mostratec
Categoria Teenager: Transformes Education (Emeb Santo Inácio) - Credenciamento para Mostratec

 

Editoriais

Educação

Compartilhe:

de

151

Leia notícias relacionadas