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Alunos e professores de sete Emebs celebram conclusão do curso de Fluência Digital
09/12/2025
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Créditos: Rosiele de Mello
A tarde desta terça-feira (9) marcou a formatura dos estudantes e professores de sete escolas municipais de Educação Básica (Emebs) participantes do programa Fluência Digital, iniciativa que introduz aulas de computação como disciplina, promovendo o uso consciente e seguro da tecnologia. Realizado no Salão Nobre da Prefeitura, o evento reuniu formando e autoridades municipais.
Durante a abertura, o prefeito Felipe Costella destacou a relevância do projeto na formação das novas gerações. “Com o avanço da tecnologia, cabe a nós compreender a velocidade com que tudo evolui. Por isso, estamos incluindo o projeto no currículo escolar a partir do próximo ano. Somos a cidade da região que mais investe em educação, porque entendemos a importância de aplicar corretamente esses recursos”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Rosemary Kennedy, também celebrou o empenho dos participantes. “Quero parabenizar todos os alunos e professores. Muito obrigada a cada um que concluiu essa etapa com tanto empenho”, agradeceu.
O vice-prefeito Rafael Figliero também acompanhou a solenidade, que encerrou-se com a entrega de certificados aos estudantes representantes de cada escola contemplada pelo programa.
No primeiro ano do projeto, foram contemplados alunos das Emebs Trindade, João XXIII, Ezequiel Nunes Filho, Clodovino Soares, Dulce Moraes, Alberto Pasqualini e Paulo Freire, que atuarão como referência para futuras ampliações.
Sobre o Fluência Digital
Iniciado em setembro, o Fluência Digital já alcançou mais de mil crianças das sete instituições participantes, ampliando o acesso a aulas de informática e tecnologia e incentivando práticas digitais responsáveis em toda a rede municipal.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), o Instituto Jama organização social privada, sem fins lucrativos, que investe recursos próprios em educação e a empresa Codifica, especializada em desenvolver programas voltados à tecnologia, inovação e pensamento computacional em todas as etapas do ensino.
A iniciativa tem como propósito preparar docentes e estudantes para as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) onde as escolas deverão incluir a computação como disciplina obrigatória a partir do próximo ano.
Pelo acordo firmado, o Instituto Jama e a Codifica oferecem trilhas pedagógicas, formação inicial e continuada aos educadores, visitas técnicas periódicas, relatórios de aprendizagem e materiais de divulgação. À SME cabe formalizar a parceria, indicar pontos focais, avaliar a destinação de equipamentos, compartilhar dados educacionais e expandir gradualmente o projeto para toda a rede municipal.
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