Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Hospital São Camilo

Hospital São Camilo realiza atividades da Semana da Prematuridade

22/11/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

O auditório da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio foi sede de uma palestra alusiva à Semana da Prematuridade realizada na tarde desta quinta-feira (21). A atividade também integrou o Novembro Roxo, cor símbolo da campanha e que representa a sensibilidade e a individualidade de cada bebê prematuro. As atividades são voltadas para os familiares que acompanham os bebês, que muitas vezes ficam meses visitando os recém-nascidos na UTI Neonatal.

Durante o evento, a enfermeira Evelin Becker falou sobre a amamentação de bebês prematuros, que é um processo que pode variar em tempo e dificuldade, dependendo da saúde e do tamanho da criança. "Uma das recomendações fundamentais é a pega correta. O bebê deve abocanhar não apenas o mamilo, mas a maior parte da auréola, garantindo uma amamentação mais eficaz, mas caso ele não consiga sugar adequadamente, a extração do leite se torna uma alternativa viável”, recomendou. “O apoio familiar também desempenha um papel crucial nesse período e ter pessoas disponíveis e que compreendam a importância dos horários de alimentação pode fazer toda a diferença”, complementou.

A Semana da Prematuridade começou na última segunda-feira (18), quando foi tirada uma foto da equipe em frente à UTI Neonatal para marcar o início das atividades. Na terça-feira (19), a psicóloga Gabriela Tizeli ministrou uma palestra sobre a importância do silêncio na Unidade Neonatal para a recuperação dos pacientes internados. Encerrando as atividades, neste sábado (23), será realizado um encontro das mães e bebês prematuros com os colaboradores da UTI Neonatal, a partir das 15h, no auditório da casa de saúde.


Cuidado constante
Neste ano, 175 recém-nascidos já passaram pela unidade da UTI Neonatal do Hospital São Camilo, que tem cinco leitos. Outros cinco são de UCI Neonatal, que é uma unidade semi-intensiva, destinada aos bebês com risco médio de complicações e que necessitam de assistência contínua. 

Para os casos que precisam de atendimento nesta unidade, os pacientes contam com a equipe médica, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos e assistente social para atendimento aos familiares.

Editoriais

Hospital São Camilo

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas