Notícias
Educação
Servidores da Saúde e Educação compartilham práticas exitosas dos programas PSE e Cipave
29/11/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Djalma Corrêa Pacheco e Adriano Rosa da Rocha
Iniciativas bem-sucedidas do Programa Saúde na Escola (PSE) e das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência na Escola (Cipave) foram apresentadas durante Seminário promovido no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio nesta quinta-feira (28). O encontro reuniu servidores das Secretarias Municipais da Educação (SME) e da Saúde (SMS) para o compartilhamento de práticas exitosas desenvolvidas ao longo do ano nos dois programas realizados em parceria pelas duas pastas.
Na abertura do evento, o prefeito Leonardo Pascoal fez uma fala saudando os participantes e destacando as duas iniciativas realizadas nas instituições de ensino de Esteio. “Que bom seria se no ambiente escolar a gente tivesse a possibilidade de nos preocuparmos tão somente com o processo de ensino/aprendizagem, tão somente com as questões pedagógicas. Mas a escola não é um ambiente hermético e livre de interferência. Ao contrário. É um ambiente extremamento complexo que está inserido cm um contexto de enormes desafios, grande parte deles correlacionados com a área da Saúde”, pontuou. “E é justamente por isso que programas como esses são fundamentais para que agentes possa, dentro do possível, minimizar os impactos dessas interferências, para que a gente possa focar no que é mais importante, que é o aprendizado de nossos estudantes”, prosseguiu. “Por isso que compartilhar boas praticas é fundamental para que a gente possa disseminar essas iniciativas para diferentes unidades que prestam serviços para nossa população”, afirmou.
Durante todo o dia, projetos sobre os mais diferentes temas, que foram do combate à dengue ao problema da gravidez na adolescência, passando por sexualidade, hábitos alimentares e importância do cuidado com os dentes, entre outros assuntos pertinentes e importantes para toda a comunidade escolar, foram compartilhados entre os colegas.
No final, foram entregues os certificados “bronze, prata, ouro e diamante”, de acordo com a meta batida na implantação da Cipave este ano, e os troféus para os três melhores projetos, escolhidos por uma comissão avaliadora, em duas categorias diferentes: Comunicação Oral (apresentados de forma oral para os colegas) e Banner Digital (apresentados através de imagens).
Trabalhos vencedores
Comunicação Oral
1º lugar: Conhecer para Evitar: IST, gravidez na adolescência / Servidora: Fabiana Rebelatto (Emeb Vila Olímpica)
2º lugar: Hábitos Alimentares Saudáveis: explorando os hábitos alimentares saudáveis dos alunos do 5º ano / Servidora: Fabiana Duarte (Emeb Tomé de Souza)
3º lugar: Projeto Agente Mirim Voluntário no Combate à Dengue / Servidoras: Kelle Portela, Grasiela de Andrade (Vigilância Ambiental)
Banner digital
1º lugar: Estudo Sobre Métodos Contraceptivos no 8º ano do Ensino Fundamental / Servidoras: Andréia Lussani e Cláudia Fleck (Emeb Oswaldo Aranha)
2º lugar: A Emeb Trindade e a SMS Unidas em prol do PSE e da Cipave / Servidores: Anderson Iturbies, Cristine Ávila e Grasiela Santos
3º lugar: Aventuras Nutritivas / Servidoras: Élen Pascoal e Rosane Dutra (Emeb Ezequiel Nunes Filho e UBS Ezequiel)
Cipave e PSE
Regido pela Lei Municipal 6.642/2017 e pelo Decreto Municipal 5.887 do mesmo ano, o Cipave tem como intuito orientar as comunidades escolares no que tange às ações de prevenção aplicáveis frente às mais diversas situações de violência e acidentes que podem ocorrer no ambiente escolar, enfatizando a cultura de paz tanto no ambiente escolar quanto em seu entorno.
O Programa PSE constitui-se de uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial 6.286/2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
23