Notícias
Gabinete da Primeira-dama
Programa “Cuidar Tchê 60+” transforma vidas de idosos atingidos pelas enchentes
17/01/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A convite da Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (CUFA RS), representada por Eduardo Cardoso, a Primeira-Dama de Esteio, Gabriela Fidellis, e a Secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Katiane Marques, participaram de um emocionante momento de entrega de itens essenciais a idosos contemplados pelo programa estadual “Cuidar Tchê 60+”. À ação realizada em parceria com a CUFA RS, reforçou o impacto transformador das políticas públicas voltadas para as populações mais vulneráveis.
O programa “Cuidar Tchê 60+” é uma iniciativa do governo estadual, financiado pelo Fundo Estadual da Pessoa Idosa (FUNEPI) que é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (SEDES). A iniciativa destinou R$ 3.000 por beneficiário para a aquisição de itens de primeira necessidade, escolhidos pelos próprios contemplados, promovendo autonomia e respeito às suas necessidades individuais.
Em Esteio, 13 idosos que tiveram suas casas afetadas pela enchente de maio foram contemplados. Um dos beneficiados, o senhor César, morador do bairro São Sebastião, optou por itens como geladeira, aparelho de jantar, jogo de cama e travesseiros, que irão ajudá-lo a reconstruir sua vida após as perdas.
Para a Primeira-Dama Gabriela Fidellis, a parceria com a CUFA e o governo estadual reforça o compromisso com o cuidado e a valorização da população idosa. “É emocionante presenciar iniciativas como esta que podem transformar a vida das pessoas. Agradecemos à CUFA pelo convite e por liderar essa importante ação que traz não apenas bens materiais, mas a possibilidade de um recomeço para tantas famílias.”
Com um investimento total de R$ 6 milhões em todo o estado, o programa prioriza idosos em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles impactados por desastres naturais.
A entrega dos itens foi mais do que um gesto de solidariedade; foi um exemplo claro de como a colaboração entre sociedade civil, organizações como a CUFA e o poder público pode fazer a diferença na vida das pessoas que mais precisam.
Editoriais
Gabinete da Primeira-dama
Compartilhe:
de
0