Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação

Escolas municipais iniciam atividades da Semana do Livro e da Leitura

22/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Leo Henrique

Atividades lúdicas, leitura de livros, conversa com escritores e muita contação de histórias. Essas são algumas das atividades que vão marcar a 12ª Semana do Livro e da Leitura, aberta nesta terça-feira (22) nas escolas municipais de Esteio e que faz alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado na última sexta-feira (18).

Uma das primeiras atividades da programação foi realizada pela manhã, com os alunos do Berçário da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pedacinho do Céu, que fica no Bairro Jardim Planalto. Os pequenos ouviram das professoras a história da “Caixa de Brincar”, um livro lúdico da autora Leninha Lacerda que é proposto para ser lido num ambiente com caixas preparadas previamente para as crianças brincarem ao mesmo tempo que escutam a história. Ao mesmo tempo, os pequerruchos do Maternal também ouviam uma contação de histórias do livro “O que cabe num livro”, do escritor Ilan Brenman.

Não muito longe dali, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Eva Karnal, no Bairro Liberdade, os alunos do sétimo, oitavo e nono ano participaram de uma conversa com o escritor Vinícius Brasil, de Cachoeirinha, autor do livro “Amante do Drama: O poeta e a inspiração”, lançado em 2019. O autor comentou com os jovens que não gostava de ler quando tinha a idade deles, mas que depois mudou. “Eu só pensava em jogar futebol e me achava malandro demais”, disse. “É triste dizer que não lembro o nome de nenhuma professora que tive. Tenho certeza que tive grandes mestres, mas eu não soube aproveitar”, contou o poeta.

Vinícius disse para os estudantes que a vida sempre cobra as ações do passado. “A poesia, pra mim, foi um instinto de sobrevivência”, afirmou. O autor também falou sobre a frase “severas punições para quem pára de sonhar”, que carregava na camiseta. “Esse é meu mantra. Ele que me motiva a lutar pelos meus sonhos e estar aqui trocando essa ideia com vocês”, ressaltou. A  conversa continuou com o poeta buscando conscientizar os alunos sobre a importância do estudo, da leitura e dos sonhos.

A Semana do Livro e  da Leitura, que tem como objetivo incentivar o ato de ler e de escrever entre os alunos das escolas da rede pública municipal de Esteio, ocorre todos os anos desde 2012, na quarta semana de abril, e está prevista na lei Municipal Nº 5492/2012. As programações, que ficam a cargo das unidades escolares, dão ênfase na leitura de obras literárias disponibilizadas pelas bibliotecas das escolas, na produção de textos e em atividades culturais ligadas ao livro e à leitura.

Editoriais

Educação

Compartilhe:

de

16

Leia notícias relacionadas