Gabinete da Primeira-dama
Parada Livre de Esteio chega à maioridade em sua 18ª edição
27/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
As cores, a alegria e a celebração da diversidade tomaram conta da cidade neste fim de semana durante a 18ª edição da Parada Livre de Esteio, realizada neste domingo (26) ao lado da Prefeitura Municipal. O evento reuniu centenas de pessoas em um ato de visibilidade, cultura e respeito às diferentes formas de amar e existir.
Promovida pela ONG Amigos da Diversidade, com apoio da Prefeitura de Esteio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e do Gabinete da Primeira-Dama, a Parada Livre consolida-se como um dos maiores eventos de inclusão e direitos humanos da região.
A atividade contou com apresentações artísticas, música, performances de drag queens e falas que ressaltaram a importância do respeito, da representatividade e da igualdade. O público participou de forma vibrante, colorindo as ruas com bandeiras e mensagens de empatia.
Na abertura oficial, o prefeito Felipe Costella destacou a alegria de participar de um momento tão importante para a história da cidade. “Essa parada foi construída sem distinções, sem bandeiras partidárias e sem exclusões. O que queremos é dividir espaços e construir uma cidade para todos, porque a política só faz sentido quando melhora a vida das pessoas — e é isso que norteia nosso trabalho. Colocamos as pessoas em primeiro lugar e vamos continuar fazendo isso”, afirmou.
Pela primeira vez na história, a Prefeitura de Esteio foi iluminada com as cores do arco-íris, não como presente, mas como reconhecimento. “Vocês merecem ser vistos, celebrados e respeitados. Nós sempre estivemos e continuaremos ao lado de vocês”, finalizou o chefe do Executivo municipal.
Também participaram do evento a primeira-dama Gabriela Fidellis, o vice-prefeito Rafael Figliero e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Brayon Marques, que reforçaram o papel de Esteio como um município que valoriza os direitos humanos e a convivência pacífica entre todas as pessoas.
“É uma alegria estar aqui no palco da 18ª Parada Livre, uma das mais antigas da região. No ano passado, tive a honra de ser madrinha e acho que cumpri bem meu papel: apoiei quando foi preciso, reclamei quando precisava e defendi o que acreditava. Essa parada está linda!”, destacou a primeira-dama, Gabriela Fidellis.
A apresentação, conduzida por Douglas Rogê e Carol Rogê, nomes já conhecidos do público esteiense, exaltou a importância da participação do poder público. “É necessário reconhecer o apoio que ele nos deu muito antes de se tornar prefeito. O quanto o Felipe foi parceiro na nossa trajetória e hoje eu tenho orgulho de dizer que ele não é só nosso amigo, mas também o nosso prefeito, que está construindo uma cidade cada vez mais solidária”, disse Douglas.
Com o tema “Respeito ao passado, vivendo o presente e construindo o futuro”, a Parada Livre de Esteio 2025 reafirma seu papel como evento de transformação social, fortalecendo a luta por igualdade, diversidade e cidadania.
Editoriais
Gabinete da Primeira-dama
Compartilhe:
de
85