Cultura, Esporte e Lazer
Milhares de pessoas participam do 12º Festival do Japão RS
17/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Djalma Corrêa Pacheco
De sexta-feira (14) a domingo (16), a cultura nipônica atraiu milhares de pessoas ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil durante a 12ª edição do Festival Japão RS, evento realizado pelo terceiro ano consecutivo em Esteio e que contou, mais uma vez, com apoio da Prefeitura Municipal. Em paralelo, foi realizado, também, com o Anime Buzz, maior evento de cultura pop oriental do Sul do Brasil.
Na abertura oficial, antes de participar do tradicional momento de quebrar o barril de saquê, o prefeito Felipe Costella saudou o público, os participantes e as autoridades presentes na solenidade, como o governador da província japonesa de Shiga, Taizo Mikazuki, o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, e o titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Mário Ikeda, descente de japoneses que representou o Governo do Estado no Evento. “Espero que tenham sido muito bem acolhidos, da forma que merecem, aqui na nossa cidade”, disse.
Felipe afirmou que, no que depender da Administração Municipal, Esteio seguirá sendo a sede do festival. “Vamos continuar apoiando, não só com discurso, mas com recursos, com estrutura e com tudo aquilo que precisarem e que possamos ajudar, porque é nossa obrigação manter esse festival, essa linda festa. Isso é cultura, é inovação, é parceria entre o Brasil e Japão e entre os estados. Que a gente possa estar, sim, renovando e cultuando essas tradições. Arigatô gozaimasu”, encerrou.
A fala mais aplaudida da cerimônia foi de Taizo Mikazuki, que abriu mão do intérprete e se arriscou nas poucas palavras que sabia em Português. “Boa tarde. Viva Brasil! Viva Japão! Viva Gaúcho. Obrigado, obrigado, obrigado”, repetiu.
Praça
Antes da solenidade de abertura, Felipe participou, junto com autoridades nipônicas e organizadores do festival, do descerramento de inauguração oficial do Jardim da Amizade Nipo-Brasileira, espaço que fica logo passando as esferas e celebra a união entre brasileiros e japoneses.
Muitas atrações
Quem foi ao Festival, que este ano tinha como tema “Yujo” (amizade) e que valorizou a conexão histórica entre o Brasil e o Japão, pode conhecer muitos aspectos da cultura japonesa, em especial, e oriental, no geral.
Apresentações de karaokê, danças folclóricas, taikô (tambores japoneses) e exibição de artes marciais fizeram parte do evento, que contou, também, com salas temáticas dedicadas a práticas como ikebana (arranjos florais), shodô (caligrafia japonesa), origami, mizuhiki (arte com nós) e jogos, entre muitas outras atrações.
Entre os destaques, estava o cantor Joe Hirata, uma das vozes mais expressivas da música japonesa contemporânea. Conhecido por sua versatilidade e carisma, Joe encantou o público com um repertório que mescla clássicos tradicionais e influências modernas, proporcionando uma experiência única e emocionante para os fãs da cultura nipônica.
Anime Buzz
O Anime Buzz, parceiro do Festival do Japão RS desde a primeira edição em 2012, contou com uma programação com o melhor do universo geek, incluindo animes, séries, filmes, cosplay e games.
Patrocinadores e apoiadores
Realizado pela Associação Festival do Japão RS, o evento contou com apoio da Prefeitura e patrocínio de empresas como Toyota CarHouse, JTI, TDK, Arroz Rei Arthur, Fundação Kunito Miyasaka e Banrisul. A iniciativa ainda recebe o apoio de Sawayaka, Fruki, Hikari Empório Oriental, Unicred, Escritório Consular do Japão em Porto legre, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Hisamitsu, Sakura, Temakeria Japesca e a Família Hattori.
Editoriais
Cultura, Esporte e Lazer
Compartilhe:
de
102