Cultura, Esporte e Lazer
Rio Grande do Sul Daichi Nihon Matsuri Hadimemashita*
14/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Djalma Corrêa Pacheco
Até domingo (16), quem entrar no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil pelo portão principal, junto à Avenida Independência (marginal da BR-116), será saudado por dezenas de fukinagashis coloridos que, numa tradução literal do japonês para o português, significa “varrido pelo vento”.
Os tradicionais adornos nipônicos dão as boas-vindas aos visitantes do 12º Festival do Japão RS, maior evento dedicado à cultura da Terra do Sol Nascente no estado e que, pelo terceiro ano consecutivo, é realizado em Esteio com apoio da Prefeitura Municipal.
A festa começou às 14h desta sexta-feira (14). Assim que foram abertos os portões, o público já começou a circular pelos pavilhões Internacional, do Artesanato e da Agricultura Familiar, enfeitado com bandeiras gaúchas, do Japão e de Shiga, província japonesa homenageada este ano e que assinou, em 5 de maio de 1980, o “Tratado de Irmandade” com o Rio Grande do Sul.
Enquanto alguns visitantes experimentavam pratos da culinária tradicional do Japão, outros aproveitavam para comprar produtos orientais, visitar exposições de origamis (arte de dobrar papel para criar figuras), ikebana (arranjos florais) e shodô (caligrafia), entre outras, ou fazer compras em dezenas de lojinhas que estão comercializando milhares de artigos, com destaque para mercadorias voltadas para o mundo dos animes e mangás, como bonecos e roupas e muito mais.
Por falar neste universo geek, para todos os lados se veem jovens – e pessoas nem tão novas assim – fantasiadas com diferentes personagens, ansiosas para o Anime Buzz, maior evento de cultura pop oriental do Sul do Brasil que começa neste sábado (15), em paralelo ao Festival do Japão
* Começa o maior festival japonês do Rio Grande do Sul
Diversas atrações
Neste ano, o festival traz como tema “Yujo”, termo japonês que significa “amizade”. A proposta é destacar os laços que unem diferentes povos, gerações e culturas, com ênfase na conexão histórica entre o Brasil e o Japão. A edição de 2025 marca, ainda, duas datas significativas: os 45 anos de irmandade entre o Rio Grande do Sul e a Província de Shiga e os 130 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os dois países.
Mais do que uma celebração, o Festival se consolida como um espaço de encontro e integração entre comunidades, promovendo o intercâmbio cultural, educacional, econômico e humano. A programação inclui apresentações artísticas, oficinas culturais, exposições, danças tradicionais, artes marciais e uma ampla variedade de culinária típica japonesa, com atividades voltadas para todas as idades. Com destaque para a atuação da comunidade nipo-brasileira, o evento reforça valores como respeito, convivência e cooperação. Nesta edição, o festival também presta homenagens às parcerias históricas entre Brasil e Japão e às histórias de amizade construídas ao longo das décadas.
A programação segue neste sábado (15), a partir das 10h, com diferentes atrações. Às 11h, será inaugurada a Praça Japão, que fica logo passando as esferas e celebra a união entre brasileiros e japoneses. Às 13h, ocorre a solenidade de abertura, que terá a presença de lideranças do país asiático.
Em 2024, o Festival do Japão no RS recebeu mais de 80 mil visitantes.
Experiências Culturais Japonesas
Desde sua primeira edição, o Festival do Japão RS proporciona ao público uma verdadeira imersão na cultura japonesa, com atrações tradicionais e interativas para todas as idades. Entre os destaques estão apresentações de karaokê, danças folclóricas, taikô (tambores japoneses) e artes marciais. O evento também conta com salas temáticas dedicadas a práticas como ikebana, shodô (caligrafia), origami, mizuhiki (arte com nós) e jogos japoneses. Além disso, os visitantes têm a oportunidade de vestir o tradicional kimono japonês, vivenciando ainda mais de perto os costumes e a estética do Japão.
Anime Buzz
O Anime Buzz, maior evento de cultura pop oriental do sul do Brasil, é parceiro do Festival do Japão RS desde a primeira edição em 2012. Com uma programação que reúne o melhor do universo geek — incluindo animes, séries, filmes, cosplay e games — o Anime Buzz traz novidades para o público jovem e os amantes da cultura pop japonesa. Entre as atrações mais esperadas estão o Cospet, concurso de cosplay para pets, e o Cospobre, desafio que celebra a criatividade com fantasias feitas com materiais simples e alternativos. Essas categorias especiais ampliam a diversidade e a diversão do evento, promovendo um espaço inclusivo e cheio de inovação para todos os participantes.
Gastronomia Japonesa autêntica
Um dos grandes atrativos do Festival do Japão RS é a experiência gastronômica, que reúne em um só lugar uma seleção especial de pratos tradicionais preparados por restaurantes comandados por descendentes de japoneses.
Os visitantes terão a oportunidade de saborear iguarias como sushi, tempurá, yakisoba, takoyaki (bolinho de polvo), rámen, guioza e muito mais.
Com essa seleção autêntica, o festival proporciona uma verdadeira imersão nos sabores da culinária japonesa, valorizando a tradição e o legado da comunidade nipo-brasileira.
Atrações artísticas
Para a edição de 2025 do Festival do Japão RS, a programação artística reserva momentos memoráveis, com a presença de renomados grupos de diversas regiões do Brasil. Entre os destaques confirmados, brilha especialmente o cantor Joe Hirata, uma das vozes mais expressivas da música japonesa contemporânea. Conhecido por sua versatilidade e carisma, Joe promete encantar o público com um repertório que mescla clássicos tradicionais e influências modernas, proporcionando uma experiência única e emocionante para os fãs da cultura nipônica. Além de Joe Hirata, o festival recebe também os grupos Wadan Ensemble, Awaodori Represa, Kaito Shimidaiko e o Grupo Sansey, que trazem para o evento uma rica diversidade de apresentações musicais e de dança típicas, representando tradições japonesas que atravessam gerações. No cenário local, os grupos Shinsei, Aika, Ivoti Wadaiko, Harukaze e Minami Taiyo Daiko prometem reforçar a conexão cultural entre o Rio Grande do Sul e o Japão, apresentando performances que celebram a história e a integração da comunidade nipo-brasileira.
Sustentabilidade e solidariedade
Embora não seja cobrada entrada, o Festival do Japão, tem uma ação solidária. O evento está recebendo alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Banco de Alimentos Vale do Sinos, o qual atende 26 entidades e beneficia mais de 3,8 mil pessoas em São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio e Portão.
Além disso, conta com a participação da Cooperativa Univale, fundada em 2009 em São Leopoldo. Com 65 cooperados, de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Esteio, a Univale atua na coleta seletiva e no reaproveitamento de materiais recicláveis, promovendo a preservação ambiental e a inclusão social.
Patrocinadores e apoiadores
O evento conta com o patrocínio de empresas como Toyota CarHouse, JTI, TDK, Arroz Rei Arthur, Fundação Kunito Miyasaka e Banrisul. A iniciativa ainda recebe o apoio de Sawayaka, Fruki, Hikari Empório Oriental, Unicred, Escritório Consular do Japão em Porto legre, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Hisamitsu, Sakura, Temakeria Japesca e a Família Hattori.
12º Festival do Japão RS - “Yujo: A Amizade que Atravessa Gerações e Oceanos”
Quando: Sábado (15), das 10h às 21h; Domingo (16), das 10h às 19h
Local: Parque de Exposições Assis Brasil
Quanto: Entrada e estacionamentos gratuitos
Festival do Japão
Programação no palco principal
Sábado
10h - Início do segundo dia
10h - Taiko Matsuri (taikô - tambor japonês)
11h - Coral Himawari
11h15min - Isshinkan (Kendo e Iaido - artes marciais)
11h30min - Henrique Sulzbacher (Shakuhachi - flauta tradicional japonesa)
11h45min - Karaokê
12h45min - Apresentação de grupo de dança mirim do CTG Independência Gaúcha
13h - Cerimônia oficial de abertura
14h50min - Kaito Shamidaiko (Minyo - música tradicional japonesa)
15h20min - Joe Hirata (cantor)
15h40min - Grupo Sansey (dança)
16h30min - Grupo Haruzake (dança)
16h40min - Wadan Ensemble (taikô)
17h10min - Grupo Shinsei (dança)
17h20min - Waodori Represa (dança)
18h20min - Shinjigenkan (Karate Shotokan - arte marcial)
18h40min - Grupo Aika (taikô e dança)
19h30min - Bon Odori (Matsuri Dance - dança coletiva com o público)
21h - Encerramento do segundo dia
Domingo
10h - Início do terceiro dia
10h30min - Taiko Matsuri (taikô)
11h - Coral Himawari
11h15min - Daikan Dojo (kyudo - arte marcial)
11h30min - Henrique Sulzbacher (Shakuhachi - flauta tradicional japonesa)
11h45min - Karaokê
13h - Grupo Haruzake (dança)
13h10min - Grupo Aika (taiko e dança)
13h40min - Grupo Shinsei (dança)
13h50min - Joe Hirata (cantor)
14h20min - Awaodori Represa (dança)
15h30min - Kaito Shamidaiko (taikô)
16h - Magali Konishi e Ricardo Koshimizu (cantor)
16h10min - Wadan Ensemble (taikô)
16h40min - Instituto Niten (Kenjutsu - arte marcial)
17h - Grupo Sansey (Matsuri Dance)
17h30min - Bon Odori (dança coletiva)
19h - Encerramento do Festival do Japão RS e Anime Buzz
Anime Buzz
Sábado
10h –-Abertura dos portões
11h - Animekê Livre
11h30min - Quiz e brincadeiras
12h - Baby Metal Cover
13h - Concurso Cosplay Original
13h30min Random Dance
14h - Show The Kira Justice
15h - Bloco 1 K-Pop
16h - Concurso Cospobre
17h - Cosplay Legends
18h - Bloco 2 K-Pop
20h - Encerramento
Domingo
10h - Abertura dos portões
10h30min - Animekê Livre
11h - Quiz e Brincadeiras
11h30min - RPG Interativo – Iniciativa Invocadores
12h - Random Dance
12h30min - Concurso CosPET
13h - Bloco 1 K-Pop
14h - Concurso cosKIDS
14h30min - Bloco 2 K-Pop
16h - Desfile Cosplay
17h30min - Bloco 3 K-Pop
18h30min - Show Setfly
19h - Encerramento
Mais informações e programação completa:
www.festivaldojapaors.com
www.animebuzz.com.br
Instagram: @festivaldojapaors
Editoriais
Cultura, Esporte e Lazer
Compartilhe:
de
62