Notícias
Cidadania e Direitos Humanos
Praça Coração de Maria vai receber 3º Festival Intercultural de Migrantes e Refugiados do RS
24/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Esteio será sede da 3ª edição do Festival Intercultural de Migrantes e Refugiados do Rio Grande do Sul. O evento será realizado na Praça Coração de Maria (Rua Padre Felipe, S/Nº - Centro) no dia 7 de dezembro, das 12h às 20h.
Um dos principais eventos de celebração da diversidade cultural no Rio Grande do Sul, a festa também contará com uma caminhada, marcada por um ato simbólico de união, visibilidade e valorização das diferentes nacionalidades que hoje compõem a região.
A caminhada terá início às 14h, com saída da Rua Coberta, seguindo pela Avenida Presidente Vargas, Rua dos Ferroviários e Rua Padre Felipe, até a Praça Coração de Maria.
Com gastronomia típica, artesanato, apresentações musicais, danças e manifestações culturais de diversos países, o Festival Intercultural var transformar a praça em um grande espaço de convivência, integração e troca de saberes entre migrantes, refugiados e a comunidade esteiense.
Segundo Gabriel Lizárraga, presidente da Migrantes e Refugiados Unidos RS, trazer o festival para Esteio reafirma o compromisso do município com o acolhimento e a diversidade. “Este evento é mais do que uma celebração cultural; é uma afirmação de pertencimento. A Caminhada e o Festival Intercultural mostram que migrantes e refugiados têm espaço, voz e representatividade. Esteio abre suas portas para que todos compartilhem suas histórias, sabores e arte”, destacou.
Promovido pela organização Migrantes e Refugiados Unidos RS, o festival tem apoio da Prefeitura de Esteio, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), do Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instruções às Migrações (Cibai) e da Tenda e do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR).
No local, haverá ainda a participação de empreendedores culturais, artistas, cozinheiros e expositores de diferentes países. O evento é gratuito e aberto ao público.
3º Festival Intercultural de Migrantes e Refugiados do RS
Quando: 7 de dezembro, das 12h às 20h
Local: Praça Coração de Maria (Rua Padre Felipe, S/Nº - Centro)
Evento gratuito
Caminhada
Quando: 7 de dezembro, às 14h
Local: Saída da Rua Garibaldi (Rua Coberta)
Evento gratuito
Editoriais
Cidadania e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
0