Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Governança e Gestão

Programa de Qualidade de Vida no Trabalho realiza última atividade aberta a servidores de 2025

27/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Servidores de diferentes pastas da Administração Municipal participaram, na manhã desta quinta-feira (27), da sexta e última atividade deste ano do Programa Qualidade de Vida no Trabalho, que faz parte das atividades da Escola de Gestão Pública (EGP), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG).

Organizados em grupos, os participantes circularam por estações temáticas, analisaram desafios de diferentes secretarias e discutiram possíveis caminhos para enfrentá-los, sem a intenção de resolver os problemas, mas de compreender sua complexidade e as responsabilidades envolvidas em cada processo.

De acordo com a coordenadora da EGP, Janice de Oliveira, a proposta estimulou a troca de experiências, o olhar para o trabalho do outro e o reconhecimento de que o serviço público funciona como uma grande engrenagem, em que cada área é fundamental para o atendimento à população.

Segundo a organização do evento, o encontro reforçou a importância de criar ambientes de trabalho mais colaborativos e humanos. “Quando compreendemos o papel do outro, fortalecemos o nosso. E isso faz diferença direta na qualidade de vida no trabalho e na qualidade dos serviços oferecidos à comunidade”, destacou Janice. “A iniciativa foi avaliada com entusiasmo pelos servidores e deve compor a agenda permanente de formações que incentivam o desenvolvimento humano, profissional e intersetorial no Município”, disse.

Voltado aos servidores públicos municipais esteienses, o programa Qualidade de Vida no Trabalho teve início no dia 30 de abril com uma palestra sobre “Promoção de inclusão e diversidade no ambiente de trabalho”. As outras capacitações do ano foram sobre “Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal”, “Prevenção de Doenças Ocupacionais e Dores Crônicas” e “Gestão de Conflitos no Trabalho” e “Saúde mental: melhor ferramenta de trabalho.


A EGP
As atividades da EGP, instituída pela Lei Municipal 6957/2018, podem ser presenciais ou a distância (EAD). Elas têm como público-alvo os servidores públicos ativos da Administração Direta, cargos em comissão, estagiários e contratos emergenciais da Prefeitura, mas também podem ser abertas ao público externo, que recebem certificados de conclusão.

A EGP pode trabalhar com educadores externos, por meio de parcerias e convênios com instituições de ensino, ONGs e órgãos públicos, e internos, com servidores municipais devidamente capacitados no curso de Formação de Educadores, que será fornecido pela EGP.

Em 2025, o órgão ofereceu 200 horas de capacitações, mais que o dobro da meta estipulada para o ano (80 horas).

Quando da oferta de novas atividades, os servidores recebem um memorando informando sobre a atividade e orientações de como fazer as inscrições. Algumas capacitações a distância estão sempre disponíveis para os funcionários municipais através de portal interno.

Editoriais

Governança e Gestão

Compartilhe:

de

16

Leia notícias relacionadas