Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Alunos do CGTR e CJE recebem certificados de cursos o oficinas do segundo semestre

05/12/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Djalma Corrêa Pacheco

A noite desta quinta-feira (4) foi de celebração na quadra poliesportiva do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro São Sebastião, com a formatura dos cursos e oficinas realizados no segundo semestre pelos centro da Juventude de Esteio (CJE) e de Geração de Trabalho e Renda (CGTR). Os dos programas, parceria da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e Núcleo Esteio da Central Única das Favelas (Cufa), funcionam no local tendo como foco a qualificação de jovens e de pessoas em vulnerabilidade social.

Ao todo, 245 pessoas concluíram as capacitações oferecidas na segunda metade do ano, gerando quase 400 certificados, pois muitos estudantes fizeram mais de um curso em paralelo.

Em seu discurso, o prefeito Felipe Costella parabenizou os alunos, destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento da cidade e disse que a conquista poderia parecer simples para muitos, mas marcava a possibilidade de um reinício importante para muitos dos formandos. Felipe O prefeito sublinhou que a conquista individual reflete diretamente no progresso municipal. “Cada vez que um esteiense recebe um certificado, faz uma conquista, ou até mesmo muda o rumo da vida, a nossa cidade melhora”, destacou.

O chefe do Executivo enfatizou que o papel do poder público é ser o agente catalisador dessas transformações, reforçando que a política deve ser uma ferramenta prática para o bem-estar social, e que isso seguirá sendo feito pela Administração Municipal. “Nós temos a obrigação de criar oportunidades para aqueles que buscam fazer algo diferente. A nossa missão só faz sentido quando muda a vida das pessoas”, declarou, completando que a política é "algo que a gente consegue pegar, trabalhar e transformar a realidade das pessoas.

A solenidade contou também com a presença da titular da SMCDH, Katiane Marques, do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Luz, de coordenador da Cufa Esteio, Eduardo Cardoso, além de lideranças do CGTR e CJ.


CGTR
Criado em 2023, o CGTR tem como objetivo oferecer qualificação profissional para pessoas em vulnerabilidade social, priorizando, na seleção, moradores de Esteio que sejam atendidos pela rede de assistência do Município, sobretudo mulheres. A primeira atividade iniciada pelo projeto foi o “curso de costura dourada, criação de figurinos para dança e customização de roupas.

Oficinas realizadas no segundo semestre
Bolachas Natalinas, Panetone, Artesanato de Natal, Placas Decorativas, Frutas do Amor, Panificação, Sabores que Vendem e Pão de Queijo


CJE
Inaugurado em julho de 2023, o CJE tem como proposta promover o protagonismo para jovens de 15 a 29 anos através da qualificação profissional, da educação e do desenvolvimento social. As atividades são divididas em média duração (cursos de 56 horas/aula) e rápida duração (workshops/oficinas de 16 horas/aula).

Cursos realizados no segundo semestre
Informática Básica, Trend Lab, Moda Criativa, Rotinas Administrativas, Sabores que Vendem, Barbearia e Embelezamento de Unhas

Oficinas realizadas no segundo semestre
Limpeza de Pele; Designer de Sobrancelhas; Balconista, Recepcionista e Vendedor; Técnicas de Maquiagem; Técnicas de Tranças; e Auxiliar de Sushi

Compartilhe:

de

17

Leia notícias relacionadas