Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação

Esteio é selecionado para pesquisa sobre educação equitativa

09/12/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Leo Henrique

A Rede Pública de Educação de Esteio foi uma das 30 selecionadas entre os mais de 5 mil municípios brasileiros para participar de uma pesquisa de campo do projeto “Equidade na Escola: trajetórias e estratégias nas redes municipais”, realizado pela consultoria Germina em parceria com a  Fundação Lemann e a Itaú Social.

O estudo tem como objetivo mapear as boas práticas das redes selecionadas e documentar políticas eficazes que possam ser estudadas e replicadas em outros municípios do país.

Nesta segunda-feira (8), pesquisadores de São Paulo iniciaram a pesquisa na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Flôres da Cunha, no Bairro Parque Amador, onde conversaram com diretora Carla Bertotto, com a vice-diretora Tatiane Severo e com a supervisora escolas Silvia Heissler.

Os gestores apresentaram diversas medidas adotadas pelo Município na área, como o projeto Sala Conectada, iniciado em 2020, onde todas as salas da Educação Básica receberam projetor multimídia, tela de projeção, sistema de áudio com caixas de som, um notebook e acesso à Internet. De acordo com a gestão escolar, o projeto facilitou o processo de aprendizado pela facilidade na busca de vídeos, textos, imagens, entre outras informações.

Na conversa, também foi abordado o sistema de metas, onde, a cada ano, são definidos objetivos concretos a serem alcançados pelas escolas. Neste ano, a Emeb Flôres da Cunha recebeu o troféu de primeiro lugar pela meta “Presença no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)”.

Os diretores também ressaltaram a união da equipe em torno do ensino aos alunos e as diversas formações que os servidores precisam realizar por ano, outra meta da Educação.

Ainda na segunda-feira (8), os pesquisadores passaram pela Emeb Santo Inácio, no Bairro Santo Inácio. Nesta terça-feira (9), os profissionais prosseguiram com a pesquisa na Emebs Oswaldo Aranha e Tomé de Souza, no Centro, Érico Veríssimo, no Bairro Olímpica, e Maria Lygia, no Parque Primavera.


Justificativa
O estudo busca solucionar o problema da disparidade de aprendizado entre alunos brancos e amarelos para os pretos, pardos e indígenas.

A nível nacional, os ganhos de aprendizagem têm sido observados entre estudantes brancos e amarelos, mas em menor grau entre os pretos, pardos e indígenas - devido a diversas vulnerabilidades sociais que afetam esse público de forma desproporcional.

Os pesquisadores buscaram quais municípios entre 2019 e 2023 apresentaram melhoras de aprendizado e equidade. Isto é, que reduziram a desigualdade de aprendizado entre raças/cores.

Esteio foi um dos casos de sucesso e escolhido para a pesquisa de campo.

As práticas utilizadas serão documentadas e apresentadas futuramente como possíveis soluções para promoção da aprendizagem com redução da disparidade entre raça/cor.

A escolha dos municípios se deu com base em dados do Saeb.

Editoriais

Educação

Compartilhe:

de

7

Leia notícias relacionadas