Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Último mutirão de castrações de 2025 beneficia quase 70 animais
18/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Djalma Corrêa Pacheco e Rosiele de Mello
A cuidadora de idosos Claudia Ramos, 45 anos, já tinha quatro gatos, um deles paraplégico, e três cachorros. Recentemente, uma gatinha de cerca de cinco meses escolheu a sua casa, no Bairro Santo Inácio, para morar. Uma das primeiras coisas que a tutora então fez, depois de colocar o nome no animal, há cerca de um mês e meio, foi solicitar a esterilização da nova integrante da família através da Ouvidoria da Prefeitura.
Na manhã desta quarta-feira (17), Ramona foi levada ao último Mutirão de Castrações do ano, promovido pelo Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) em frente à sede da Administração Municipal. “Todos os meus animais foram castrados pela Prefeitura. Se não fosse isso, não teria como fazer, pois é muito caro, especialmente para as fêmeas”, afirmou Claudia, enquanto Ramona esperava, pacientemente, dentro da caixa de transporte, pelo seu atendimento. “Essas ações são muito importantes, pois já temos muitos animais abandonados pelas ruas e a castração é muito boa, tanto para eles quanto para a gente”, disse.
Ramona foi um dos 39 felinos 30 caninos que passaram por procedimentos nas mãos de profissionais da Organização Nacional de Defesa Animal (Onda), entidade de Gravataí contratada para a execução do serviço, realizado no Castramóvel, uma unidade móvel do CBEA dotada de equipamentos necessários para os procedimentos.
Miados e latidos
Se pela manhã o maior número de animais que miavam, à tarde foram os latidos que ecoaram em frente à Prefeitura.
Entre os caninos atendidos, estava a Amira, cachorrinha adotada ainda filhote em uma das feiras de adoção de Esteio. A tutora, Luciana de Campos Machado, 55 anos, também destacou a importância da iniciativa para famílias que enfrentam dificuldades financeiras. “Fiquei sabendo da oportunidade de castrar a Amira quando a adotei. Achei maravilhoso, pois não teria condições de pagar por esse tipo de serviço. Além disso, fico feliz pelos benefícios que o procedimento trará para a saúde dela”, relatou Luciana, também moradora do Bairro Santo Inácio.
Com os 69 animais castrados e esterilizados nesta quarta-feira, o CBEA chegou a 1.258 cães e gatos contemplados pelos mutirões e no trabalho permanente realizado pelo órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA) este ano.
O projeto, iniciado em 2021, tem como objetivo fortalecer a política pública de controle populacional, reduzindo a superpopulação e o abandono de animais nas ruas, além de promover mais qualidade de vida aos pets em situação de vulnerabilidade social.
Trabalho constante
As esterilizações e castrações realizadas pelo CBEA são feitas pelas clínicas Senses, Onda e Vivet, através de mutirões de castração, e pela Bundchen, na clínica em Sapucaia do Sul, para onde os animais são levados em um dia e retirados em outro.
O serviço é direcionado a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio.
A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura; pelos telefones 156 e 0800-541-0400; pessoalmente, na Central de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, subsolo - de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h); via WhatsApp, pelo número (51) 2700-4350 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h); ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível via computador em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).
Para solicitar o serviço, é necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao CadÚnico. As demandas são filtradas e verificadas pelo CBEA, que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.
Animais já saem castrados na adoção
Os cães e gatos que são adotados através do CBEA já saem castrados. Quem quiser adotar um amigo pode procurar o órgão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do CBEA (51) 2700-4367.
Editoriais
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Compartilhe:
de
22