Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Esteio reconhece o trabalho dos protetores de animais com entrega de carteirinhas e certificados

18/12/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Rosiele de Mello

 A Prefeitura de Esteio reafirmou, nesta quarta-feira (17), o seu compromisso com a causa animal em uma solenidade realizada no Salão Nobre do Paço Municipal. O evento marcou a entrega oficial das carteirinhas e certificados dos protetores independentes e organizações da sociedade civil protetoras dos animais do município, além da assinatura do termo de compromisso que formaliza a parceria entre o poder público e aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado e resgate de animais em situação de vulnerabilidade. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Francisco Alves, destacou a importância estratégica dessa união para as políticas públicas do município. “Hoje é um marco importante para nós. É um regulamento da categoria que nos possibilita, em um futuro próximo, pensar em políticas públicas em conjunto”, pontuou. 

Para a diretora do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), Luciane Baretta, o momento foi de reconhecimento ao esforço diário dos voluntários. “Estamos aqui para fortalecer um único propósito: a missão de cuidar e proteger aqueles que não podem falar com palavras, mas com gestos e expressões. Durante o processo, visitamos todos os protetores, conhecendo suas particularidades para realizarmos um trabalho conjunto”, comentou. 

Encerrando a cerimônia, o prefeito Felipe Costella ressaltou o impacto social do trabalho realizado pelos voluntários. “Os protetores desenvolvem estratégias próprias para cuidar desses animais. Estamos formalizando essa rede, que já existe, para criar uma organização com o único intuito de ajudar, principalmente com estrutura e atendimento”, reforçou. 

Emoção na despedida do "Cãolaborador" Scar 
O encontro também foi marcado por um momento de profunda sensibilidade: a homenagem ao Scar, o "cãolaborador" da Prefeitura de Esteio, que faleceu na última terça-feira (16). O cão tornou-se o grande símbolo da causa animal no município ao ser o primeiro cachorro adotado oficialmente por um órgão público, abrindo portas para que muitos outros animais do CBEA tivessem uma nova chance. 

Durante a solenidade, Luciane Baretta emocionou os presentes ao relatar a trajetória do animal. “Ontem foi um dia muito forte; confesso que o chão se abriu. Passou um filme na cabeça sobre o espaço que esses seres de quatro patas ocupam em nossas vidas, né, prefeito? Por onde passou, o Scar conseguiu roubar sorrisos e tornar os dias mais alegres. Ele foi nosso primeiro cãolaborador e foi acolhido pelo prefeito Felipe com muito amor. Ele veio de um abrigo onde viveu muito tempo sem a atenção que merecia, mas tornou-se um ser amado por todos. Agradeço, prefeito, por ter mudado a nossa história”, declarou Luciane. 

A trajetória de Scar foi marcada pela resiliência. Ele chegou ao Canil Municipal gravemente ferido e passou por uma delicada cirurgia de reconstrução facial na bochecha. Na época, Felipe Costella, então secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, decidiu acolhê-lo, integrando-o à sua família e ao cotidiano da administração.

Editoriais

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Compartilhe:

de

20

Leia notícias relacionadas