20161214 MatheusAlves ProjetoIvecaOswaldo abre
Fotos: Matheus Alves
Estudantes esteienses sentados na Biblioteca do colégio em frente a uma projeção na parede. A projeção não é de um filme ou algum documentário, mas sim uma conexão ao vivo com estudantes de outro colégio, a mais de 8 mil quilômetros de distância, situado na cidade de Sunderland, nos Estados Unidos. Esta foi a atividade experienciada pelos alunos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Oswaldo Aranha na manhã desta quarta-feira (14).

Coordenada pelo professor de inglês do colégio, Miguel Antônio Machado, a atividade ocorreu por meio do IVECA, um programa, com base nos Estados Unidos, que promove conexões entre escolas do mundo inteiro com o objetivo de incentivar o intercâmbio cultural entre os alunos. Por meio do sistema do IVECA, os estudantes do Oswaldo Aranha mantiveram-se em contato com os norte-americanos durante três meses, período no qual realizaram pesquisas sobre tecnologia e geografia. Este projeto encerrou-se nesta quarta-feira (14), com a apresentação dos trabalhos e a interação ao vivo entre as duas turmas.

Para Miguel, a atividade foi muito positiva. “É extremamente importante para os alunos terem este tipo de contato. É uma troca de experiência entre culturas bastante diversas”, afirmou o professor. Durante a apresentação final, os esteienses apresentaram o Rio Grande do Sul para a turma nos Estados Unidos, falando de tradições, gastronomia e pontos e cidades turísticas.

Texto: Matheus Alves

gallery1 gallery1 gallery1