20191001 AdrianoRosadaRocha PalestraSemanaIdoso abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha e Ingrid Kasper
Integrando a programação da Semana do Idoso, promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), uma palestra sobre a terceira idade foi realizada, na manhã desta terça-feira (1º), na Câmara de Vereadores de Esteio. O evento reuniu representantes do Conselho Municipal do Idoso, do Centro do Idoso, dos centros de referência em Assistência Social do Município, além do público em geral.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Janete Batista Rosa, realizou a fala de abertura do evento. “Ser feliz é, em primeiro lugar, esquecer a idade que temos. Como dizia a poetisa Cora Coralina, temos todas as idades, pois é isso que devemos fazer para ser e nos manter em plena felicidade. Estamos com uma programação grande e cheia de novidades na nossa Semana do Idoso e esperamos que todos aproveitem ao máximo as atividades”, disse.


A palestrante do evento foi a assistente social Michelle Clos, que abordou a temática “Caminhos para a longevidade” em uma conversa interativa com o público. “Hoje a ideia é debater quais caminhos são esses e o que tudo isso significa. Passei muito tempo conversando e procurando entender como as pessoas tratam o assunto envelhecimento”, afirmou. O evento contou ainda com a apresentação de música e dança do grupo Unidos do Coração de Maria e da oficina de Musicoterapia do Centro do Idoso.

Autoestima renovada com tarde de beleza
O público da terceira idade que esteve no Centro do Idoso de Esteio na tarde da última segunda-feira (30) participou de ações para valorizar e ressaltar a beleza de cada um. Representantes da ONG Amigos da Diversidade realizaram corte de cabelo gratuito, enquanto voluntários do Conta Comigo fizeram maquiagem, sobrancelhas e serviços de manicure.

Catarina Borges de Lima, 66 anos, ficou feliz com seu novo corte de cabelo. “Eu estava precisando cortar, estava muito grande e me incomodando um pouco. Fiquei muito feliz de poder fazer aqui. Os meninos foram muito legais comigo”, disse a moradora da Vila Esperança, que frequenta o Centro do Idoso desde sua inauguração, em junho.

A programação da Semana do Idoso segue até sábado (5) com apresentações de dança, músicas, rodas de conversa, entre outras atividades (confira a programação completa abaixo).

Programação Semana do Idoso
Quarta-feira (2)
Local: Centro do Idoso (Rua Max Kollert, 84)
Horário: 13h30min
Atividades:
Seminário Saberes e Vivência
Apresentação de Dança Circular
Roda de conversa sobre autoestima

Quinta-feira (3)
Local: Centro do Idoso
Horário:15h
Atividades:
Roda de Conversa sobre dores crônicas
Apresentação de poema em francês
Apresentação de música em inglês

Sexta-feira (4)
Local: Centro do Idoso
Horário: 15h
Atividades:
Apresentação da Orquestra Municipal
Coffee Break

Sábado (5)
Local: Centro do Idoso 
Horário: 13h
Atividades:
Encerramento da semana do Idoso: Mostra Cultural, apresentações, exposição de trabalhos, bailinho.


Texto: Ingrid Kasper

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1

gallery2 gallery2 gallery2
gallery2 gallery2 gallery2
gallery2 gallery2 gallery2
gallery2 gallery2 gallery2
gallery2 gallery2 gallery2