Segurança Pública
Guarda Municipal recebe 10 kits com armas não-letais
30/01/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Guarda Municipal de Esteio está ainda mais equipada. Os 42 agentes da corporação receberam mais 10 armas não-letais, popularmente chamadas de “armas de choque”, que podem incapacitar uma pessoa, sem colocá-la em risco de morte. A solenidade de entrega foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura na manhã desta segunda-feira (30).
Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal destacou que a compra dos equipamentos faz parte de um conjunto de investimentos da Administração Municipal para a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), a exemplo das duas viaturas para a Fiscalização de Trânsito, entregues na última quarta-feira (25), e das novas viaturas para a própria GM, que serão entregues em breve. “Isso tudo vai qualificar o serviço prestado à população lá na ponta”, afirmou. Pascoal agradeceu ao trabalho de todos servidores da pasta e disse que, com a manutenção de ações integradas com as forças de segurança estadual e nacional será possível manter os bons indicadores de violência que Esteio tem alcançado nos últimos anos. “Essa é mais uma entrega que a gente faz sempre na expectativa de vocês nunca precisem usar, mas, se for preciso, que tenhamos as ferramentas disponíveis e adequadas. Bom uso desses equipamentos, que também são importantes para o trabalho de todos vocês”, disse aos guardas municipais que estavam representando todos os colegas na solenidade.
O titular da SMSP, Alberto Rocha, também destacou os investimentos que estão sendo feitos na pasta e agradeceu pelo melhor aparelhamento da Guarda Municipal. O secretário falou que o uso das armas de choque possibilitam aos agentes um trabalho mais tranquilo, uma vez que não precisam fazer uso das pistolas na maioria das situações onde há risco de agressão aos guardas municipais.
Depois da entrega, o comandante da GM, Carlos Rafael Miró, que tem curso de instrutor de tiro com as armas não letais, fez uma demonstração do equipamento em um alvo.
A arma
A Spark é um dispositivo elétrico incapacitante que, ao ter seu gatilho disparado, deflagra o cartucho, liberando duas sondas energizadas em direção ao alvo. Ela emite pulsos elétricos por um período de até cinco segundos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor e a colocação de algemas.
O equipamento é utilizado pela Guarda Municipal esteiense desde 2017. Seu manuseio faz parte de treinamentos tanto de ingresso de novos agentes como de reciclagem dos que já fazem parte do efetivo.
Além dos 10 kits do dispositivo elétrico incapacitante modelo Spark Elite Z 2.0, adquiridos da Condor S/A Indústria Química, foram comprados 100 cartuchos extras de lançamento de dardos energizados. Cada conjunto é composto por uma maleta em polímero com a arma, coldres, bateria de lítio, carregador, alvo e seis cartuchos, totalizando 160 dardos entregues. A Administração Municipal investiu R$ 79,3 mil nas compras.
Investimento constante
Essa é a segunda entrega de equipamentos à SMSP 2023. Na última quarta-feira (25), entraram em circulação duas novas viaturas da Fiscalização de Trânsito, modelo Fiat Cronos 1.3, tipo sedan. Para este ano, estão previstas, ainda, a chegada de quatro caminhonetes Chevrolet S10 LS para a Guarda Municipal, o recebimento de pistolas calibre 9x19 mm da marca Beretta, fábrica italiana de armamentos, compradas a partir de adesão a uma ata de registro de preços do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ampliação do sistema de videomonitoramento e o aumento do efetivo da força de segurança esteiense.
Editoriais
Segurança Pública
Compartilhe:
de
12