Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura, Esporte e Lazer

Verde toma conta do Espaço Rei Pelé na festa de São Patrício

20/03/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Eduardo Baratto Leonardi

Das roupas e adereços às bebidas, a cor verde predominou durante a festa do St. Patrick's Day em Esteio, realizada no último sábado (18) no Espaço de Eventos Rei Pelé. O público que compareceu à área coberta da Av. Gov. Ernesto Dornelles (Av. do Carnaval) no Bairro Santo Inácio acompanhou apresentações musicais, aproveitou as opções de alimentação disponíveis em food trucks e, principalmente, consumiu copos e mais copos do chopp verde que caracteriza a comemoração do padroeiro da Irlanda. 

Entre as atrações do evento, promovido pelo coletivo de cervejeiros Ceva na Rua com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), estiveram o cantor Alexandre Estivalet e das bandas Romani, Stormband Rock, Área27 Rock, Eletrophonica e Fumegantes, trazendo para o palco sucessos do pop rock nacional e internacional. Houve, ainda, competição de chopp a metro, tendo como diferencial o uso da bebida verde. O prefeito Leonardo Pascoal passou pela festa e, acompanhado pela titular da SMCEL, Tatiana Tanara, conversou com o público e com os comerciantes do evento.

Origem
O St. Parick’s Day homenageia um dos maiores divulgadores do catolicismo em todos os tempos. Nascido na Inglaterra no final do século IV, foi raptado por piratas aos 15 anos e vendido como escravo na Irlanda, onde permaneceu por seis anos. Conseguiu fugir e voltar para a Inglaterra, onde passou a estudar a fundo o cristianismo. Voltou à Irlanda quando tinha cerca de 50 anos e, sem uso da violência, converteu quase 100% do país ao catolicismo.

Por centenas de anos, o Dia de São Patrício, comemorado oficialmente em 17 de março, era tido na Irlanda como um dia para fazer caridade e enaltecer o amor ao país. Só no século passado a data passou a ser vinculada ao consumo de cerveja. E começou nos Estados Unidos: ao ver que imigrantes e descendentes irlandeses bebiam muito na data (normalmente, fora dela também), os americanos relacionaram as duas coisas. Curiosamente, anos depois os próprios irlandeses aderiram à versão americana e também passaram a valorizar na data o folclórico (?) lado beberrão dos irlandeses.

A festa se espalhou no mundo todo, sobretudo a partir da década de 1990. No Brasil, as festas principais ocorrem em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Assim como em boa parte do mundo, muitos participantes se vestem de verde, uma das cores da bandeira da Irlanda.

Editoriais

Cultura, Esporte e Lazer

Compartilhe:

de

49

Leia notícias relacionadas