Acessibilidade Contraste

Notícias

Cidadania e Direitos Humanos

Centro de Geração de Trabalho e Renda realiza oficinas descentralizadas

25/05/2023

Créditos: Mateus Grechi

Compartilhe:

O Centro de Geração de Trabalho e Renda (CGTR), projeto da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH), está realizando oficinas descentralizadas de trabalhos manuais em crochê e de produção de materiais e assessórios decorativos para festas juninas. Os minicursos, realizados nos centros de referência em assistência Social (Cras) Centro, Sueli Peres e Território de Paz, são voltados a mulheres atendidas pelos equipamentos públicos e priorizam pessoas em maior vulnerabilidade social. As participantes são selecionadas pelas profissionais que trabalham nos Cras (não há abertura de inscrições). O principal objetivo da iniciativa é ensinar novas atividades para as donas de casas, que podem se transformar em uma forma de garantir uma renda extra. 

Na tarde desta quarta-feira (24), a ação foi no Cras Centro. A oficineira Maria Helena Machado mostrou a técnica de produção de crochê, desde o princípio, como o uso de agulhas, linhas e como iniciar peças simples. Para aquelas que já sabiam “crochetar” um pouco, a “professora” mostrou como produzir sapatos, fantoches, roupas para bonecas e bebês entre outros materiais.

A primeira oficina descentralizada do CGTR foi na terça-feira (23), também Cras Centro. Na próxima quarta-feira (31), a oficineira Adriana Martins vai ao Cras Sueli Peres, no Bairro Olímpica, ensinar técnicas para produzir assessorias para festas juninas. No dia 6 de junho, a mesma oficina ocorre no Cras Território de Paz, no Bairro Parque Primavera. Fechando o primeiro ciclo de oficinas descentralizadas, o Cras TP recebe, no dia 7 de junho, a oficina de crochê com Maria Helena.


O CGTR
O Centro de Geração de Trabalho e Renda (CGTR), coordenado pela Secretaria Municipal da Cidadania e Direitos Humanos, tem como objetivo oferecer qualificação profissional para pessoas em vulnerabilidade social, priorizando, na seleção, moradores de Esteio que sejam atendidos pela rede de assistência do Município. Os cursos ocorre, sobretudo no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro São Sebastião. O “Curso de costura dourada, criação de figurinos para dança e customização de roupas”, iniciado em abril e com aulas até o dia 6 de junho, foi a primeira qualificação oferecida no local. 

Sobre os Cras
O Cras é uma unidade pública da Assistência Social que oferece atendimentos individualizados ou de grupos familiares. No espaço, as pessoas podem compartilhar questões diversas relativas ao seu dia a dia em família e na comunidade, a exemplo das suas dificuldades de relacionamento, de sobrevivência, dos cuidados com os filhos e até situações mais delicadas como violência doméstica. As equipes profissionais procuram compreender a situação de cada família e identificar as suas necessidades, indicando como a Assistência Social poderá contribuir para melhorar suas condições de vida e suas relações familiares e comunitárias.

Todas famílias ou indivíduos sozinhos que se encontrem em situação de risco, de violência ou de outras formas de violações de direitos podem utilizar o serviço, que é gratuito. Assistência Social é um direito de toda a população brasileira e não é necessário fazer qualquer tipo de pagamento.

Nos Cras também são organizados grupos, de acordo com a idade dos participantes, que vivem na área de abrangência da unidade, nos quais são desenvolvidas atividades com o objetivo de promover a socialização, a integração e o fortalecimento dos relacionamentos familiares e comunitários. Além disso, é nesses equipamentos que o cidadão pode encontrar orientação sobre o Cadastro Único e ter acesso a benefícios assistenciais dos governos federal, estadual e municipal que permitem a manutenção de condições dignas de vida, como o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Compartilhe:

de

14

Leia notícias relacionadas