Cidadania e Direitos Humanos
Visitadores entregam brinquedos para crianças do PIM e PCF
23/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
Crianças atendidas pelos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz estão recebendo os brinquedos arrecadados durante a campanha "A Fantástica Fábrica de Sorrisos” promovida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e que fez parte da programação do Natal Solidário de Esteio.
A ação, iniciada nesta segunda-feira (22) com entregas no Parque Primavera, se concentrou, nesta terça-feira (23), na região da Vila Cruzeiro e Bairro São José. A entrega seguirá nos próximos dias, junto com as visitas domiciliares realizadas pelos visitadores do PIM e PCF, contemplando 502 crianças.
Entre as famílias visitadas nesta terça-feira estava a de Gabriela Mazzuca, mãe de Diana, de dois anos, que destacou a importância das ações regulares e desse carinho especial às vésperas do Natal. “É um acompanhamento que te faz não se sentir sozinha”, comentou. Gabriela relatou que a visitadora Laís realiza encontros semanais, levando brincadeiras e atividades lúdicas que estimulam o desenvolvimento da criança, promovendo interação e aprendizado por meio das brincadeiras.
Quem também elogiou os programas foi Dafhany Winck, mãe de Davi, três anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA). Segundo ela, o filho era não verbal e apresentava dificuldades de interação social. A realidade começou a mudar após o início do acompanhamento do PIM, por meio das visitas semanais realizadas pela visitadora Laís. Em aproximadamente seis meses, Davi passou a responder melhor aos estímulos e, atualmente, demonstra avanços significativos na comunicação.
Outra criança acompanhada pelo programa é Melissa Silva de Oliveira, que recebe atendimento desde a gestação. Hoje com um ano e três meses de idade, Melissa é assistida junto à sua mãe, Bruna Danielle, que destaca o impacto positivo do programa no cotidiano familiar. Para ela, o acompanhamento foi fundamental durante a gravidez e contribuiu para fortalecer os vínculos familiares e o cuidado com a criança.
Quase 20 anos em Esteio
A atuação do PIM em Esteio vem desde 2006. As equipes realizam um trabalho integrado entre as secretarias municipais de Saúde (SMS), da Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) e da Educação (SME) para atendimento a gestantes e crianças de zero a três anos inscritas no Cadastro Único e a crianças de até seis anos de idade que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). Através de visitas domiciliares, os visitadores buscam orientar as famílias para a cultura do cuidado, do afeto, da comunicação positiva e do brincar, favorecendo o exercício da parentalidade.
Em 2016, o Governo Federal lançou proposta semelhante, batizada como Programa Criança Feliz, ao qual o Município aderiu em 2017, como complementação às ações já realizadas através do PIM. Os programas têm como principal objetivo apoiar famílias, estimulando o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os seis anos de idade.
Editoriais
Cidadania e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
19