Cidadania e Direitos Humanos
Loja social móvel reabre no Parque Votorantim
03/07/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Daniela Lacerda
A retomada da distribuição de artigos arrecadados para a Loja Social Móvel da Campanha do Agasalho de 2023 aconteceu nesta segunda-feira (03), Bairro Três Marias. Essa é a terceira edição do ano e a estrutura ficará montada na Associação de Moradores do Parque Votorantim (Rua Ayrton Senna da Silva, 303), até a tarde de quarta-feira (05), das 13h30min às 16h30min, e pela manhã, na quinta-feira (06), das 9h às 11h30min.
Famílias que necessitarem poderão ir até o local para escolher, gratuitamente, itens como roupas femininas, masculinas, infantis, calçados, acessórios e artigos de cama, mesa e banho. Após rápido cadastro, que é feito no local, cada pessoa poderá retirar até dez itens por integrante da família (máximo dois casacos). Para a retirada, basta apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência da região onde está acontecendo a ação e, no caso de menores de idade, certidão de nascimento.
Quem aproveitou esta edição da Loja Social Móvel foi o morador de Guaíba, Teodomiro Machado, de 64 anos. “Estou morando aqui e cuidando de sete pessoas como voluntário, e como precisava, passei aqui para escolher umas roupas e um casaco comprido”, disse o assador e garçom, que esteve pela primeira vez na loja móvel do Parque Votorantim.
A dona de casa, Telma, 67 anos, moradora do Bairro, aproveitou a tarde para encher a sua sacola e escolher roupas de frio para ela e o marido. Como foi sozinha, escolheu para seu esposo os blusões que ele gostava. “Ele é difícil pra roupa, ele gosta mais dos azuis, de preferência”, disse Telma.
As roupas também podem ser retiradas na Loja Social Fixa (Rua Gen. José Machado Lopes, 58 – Centro – Junto ao Creas Girassol). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 16h30min (nos dias de ações nas comunidades, não haverá atendimento na Loja Social Fixa).
Somando as duas edições da Loja Social Móvel realizadas no Parque Primavera e Olímpica, a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) registrou a retirada de mais de 3,3 mil itens. As roupas de inverno costumam ser as mais procuradas entre os moradores; o número chega a 2 mil doações entre os dois bairros. A meta da SMCDH é superar as mais de 25,7 mil peças doadas na Campanha do Agasalho de 2022.
Por conta da enchente e vendaval, o cronograma da Loja Social Móvel precisou ser alterado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH). Os próximos locais a receberem a ação serão bairros São Sebastião/Liberdade, Jardim Planalto e São José para oferecer roupas às famílias em situação de vulnerabilidade social (confira abaixo novas datas e horários).
Como doar
Quem quiser fazer doações podem entregar os itens em pontos de coleta espalhados pela cidade, como a sede da Prefeitura, as secretarias municipais, a Casa da Solidariedade, que funciona junto ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Girassol, a sede do Corpo de Bombeiros, estabelecimentos comerciais e escolas (veja endereços e horários abaixo).
Neste momento, segundo a SMCDH, a maior dificuldade está em conseguir roupas de inverno para bebês e crianças, além de peças masculinas.
Campanha do Agasalho 2023
Onde buscar roupas
Lojas Sociais Móveis
Parque Votorantim
Quando: Até quarta-feira (5), das 13h30min às 16h30min, e quinta-feira (6), das 9h às 11h30min
Local: Associação de Moradores do Parque Votorantim (Rua Ayrton Senna da Silva, 303), Bairro Três Marias
São Sebastião/Liberdade
Quando: De 10 a 12 de julho, das 13h30min às 16h30min, e dia 13de julho, das 9h às 11h30min
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU (Rua Rio Grande, 2.263)
Jardim Planalto
Quando: De 17 a 19 de julho, das 13h30min às 16h30min, e dia 20 de julho, das 9h às 11h30min
Local: Praça da Juventude (Esquina da Avenida João Paulo I e Rua Alan Kardec, junto ao Parque Galvany Guedes)
São José
Quando: De 24 a 26 de julho, das 13h30min às 16h30min, e dia 27 de julho, das 9h às 11h30min
Local: Igreja São José (Rua São Borja, 272)
Loja Social Fixa – Casa da Solidariedade
Quando: De segunda a sexta-feira, das 13h30min às 16h30min (nos dias da Loja Social Móvel, não terá atendimento na Loja Social Fixa)
Local: Rua Gen. José Machado Lopes, 58 – Centro – Junto ao Creas Girassol)
Onde doar
Postos fixos de coleta
Prefeitura de Esteio
Secretaria Municipal da Saúde
Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos
Secretaria Municipal da Educação
Academia da 24
Academia Tri Esteio
Casa da Solidariedade
Corpo de Bombeiros de Esteio
Escola Adventista
Escola La Salle
Escola Risco e Rabisco
Escola São Francisco
Escola Tom e Jerry
InBetta
Life Fitness Academia
Lojas Clip
São Jorge - Materiais de Construção
Sesi
Shopping Vida Bela
Sthial
Editoriais
Cidadania e Direitos Humanos
Compartilhe:
de
17