Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Obras e Serviços Urbanos

Bairro Três Marias começa a receber iluminação em led

08/09/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Mateus Grechi

Mais um bairro de Esteio está ficando mais iluminado - e, por consequência, ainda mais seguro. A equipe de iluminação pública da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) começou, na manhã desta sexta-feira (8), a instalação de lâmpadas led nas vias do Bairro Três Marias. De acordo com a pasta, serão instaladas 220 luminárias de 120W e outras 250 de 80W, que iluminam mais que as atuais lâmpadas de vapor de sódio com menor consumo. 

Neste ano, a Administração Municipal já aplicou cerca de R$ 1,16 milhão com a instalação ou substituição de mais de 2,1 mil lâmpadas em led em ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos de Esteio. Antes do Três Marias, o trabalho já há havia sido realizado nos bairros Jardim Planalto e Parque Primavera.

A troca das luminárias faz parte da terceira etapa do processo de modernização da iluminação da cidade, que já retirou cerca de 6 mil antigas luminárias de vapor de sódio de 250w e 400w e substituiu por novas de led de 75w, 80w e 120w. Somente no ano passado, foram 3.813 trocas realizadas, batendo a meta estabelecida para 2022. 

Já estão iluminados com a nova tecnologia as vias e espaços públicos dos bairros Jardim Planalto, São José, Santo Inácio, Tamandaré, Centro, Novo Esteio, Parque Amador, Liberdade, São Sebastião, Três Portos e Parque Primavera, com um investimento que ultrapassa R$ 2,07 milhões.


Economia
A primeira fase da substituição da iluminação pública de Esteio ocorreu no Bairro Três Portos, em 2020, onde foram instaladas 300 unidades.

De acordo com a SMOSU, responsável pelo projeto, as lâmpadas de led consomem cerca de 50% menos energia. Segundo estudos da pasta, os equipamentos têm uma durabilidade até seis vezes maior que das lâmpadas atualmente utilizadas. Além disso, não necessitam de reatores, que também queimam e precisam ser substituídos, demandando tempo e recursos. Segundo a Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, órgão que administra o eOuve, sistema que gerencia os pedidos de Ouvidoria que chegam à Prefeitura, a demanda mais solicitada é a “troca de lâmpadas queimadas”.

Maior resistência a choques mecânicos, não utilização de produtos nocivos ao meio ambiente para sua fabricação, como o mercúrio, uso de produtos quase 100% recicláveis, menor nível de aquecimento e ausência de emissão de radiação ultravioleta foram outros pontos positivos apontados pela SMOSU para optar pela compra das lâmpadas em led.

Editoriais

Obras e Serviços Urbanos

Compartilhe:

de

10

Leia notícias relacionadas