Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Obras e Serviços Urbanos

Nova empresa de Coleta Seletiva faz ajustes no cronograma

23/12/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Leo Henrique

Depois de duas semanas de adaptação, a Cooperativa de Trabalhadores, Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis - Comércio e Indústria de Material Reciclado (Cootracar), nova responsável pela Coleta Seletiva em Esteio, reestruturou os roteiros para possibilitar a melhora no serviço prestado à população.

A partir de agora, um caminhão passa nas ruas do Centro todos os dias. Outro é responsável pelo recolhimento dos recicláveis em condomínios e empresas com contratos e um terceiro veículo circula pelas demais regiões da cidade, atendendo, no máximo, dois bairros por turno (veja abaixo).

Com essa mudança, cada bairro, exceto o Centro, vai ter os reciclados recolhidos em apenas um dia da semana, possibilitando aos moradores melhor organização na hora de colocar para rua os materiais que podem ser levados, como papel, papelão, vidro e metais, entre outros.

Para que o serviço seja prestado da melhor forma possível, o morador deve colocar o que será levado pelos recicladores no início do turno em que o caminhão passará pelo bairro (veja abaixo).


Reorganização
A nova cooperativa, responsável pela coleta, triagem e destinação dos materiais recicláveis, foi apresentada em evento no Espaço Oliveira Silveira (Rua Coberta) em 2 de dezembro. No dia seguinte, começou os trabalhos no município. Atualmente, são 30 cooperados atuando em Esteio.

A mudança representa uma reorganização completa do serviço, após o encerramento do contrato anterior e a constatação de que a antiga operação não atendia mais às necessidades da cidade.

A Prefeitura identificou problemas estruturais na operação anterior, como acúmulo de resíduos, desorganização, presença de vetores e ausência de equipamentos adequados, além de condições inadequadas para triagem e armazenamento.

Na seleção, a Cootracar, que tem sede em Gravataí, apresentou a proposta mais completa, eficiente e economicamente viável, alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos e com experiência consolidada.


Rotas ampliadas
A nova operadora iniciou suas atividades com rotas ampliadas e cobertura de 100% do território, incluindo condomínios que antes não eram atendidos. O modelo de trabalho foi redesenhado para melhorar o fluxo da operação, reduzir falhas e aumentar a eficiência da coleta.

Para a prestação do serviço, a cooperativa vem fazendo uma série de melhorias no espaço físico da Avenida Luiz Pasteur, onde encontrou instalações degradadas pela falta de manutenção. Já foram realizadas a limpeza geral do local, a desratização, a reorganização da área de triagem, o asfaltamento da saída da esteira e estudos para a implantação de duas novas entradas, além da instalação de 32 câmeras que reforçam o monitoramento, a segurança e a transparência do processo.

O novo plano operacional também inclui o desenvolvimento de um aplicativo que permitirá ao cidadão acompanhar em tempo real o trajeto dos caminhões; ações contínuas de educação ambiental nas escolas; a entrega de ecobags para estimular a separação correta dos resíduos; a implantação gradativa de contentores em pontos estratégicos; e a ampliação e capacitação das equipes de trabalho, com motoristas, coletores, fiscais, gestores, profissionais da triagem e aquisição de novos equipamentos essenciais, como empilhadeiras e prensas.


Educação ambiental
Uma das principais novidades é a criação de um espaço de educação ambiental dentro da própria cooperativa, voltado a receber turmas escolares para atividades práticas. O objetivo é fortalecer, desde a infância, uma cultura permanente de reciclagem.


Colabore você também
Você sabia que o que coloca no “lixo” pode se transformar em renda?

Vidros, eletrônicos, plásticos, metais, papéis e até mesmo óleo de cozinha usado são vendidos pelos cooperados sendo, muitas vezes, sustento da família.

A Coleta Seletiva de Esteio abrange todos os bairros, com roteiros definidos. Veja o dia em que o caminhão passa na sua rua e coloque os materiais à disposição dos recicladores no início do turno em que o serviço será realizado.


O que pode ser reciclado
Vidros: Brancos, escuros, temperados, de compotas, de perfumes e garrafas em geral, entre outros.
Plásticos: Garrafas PETs, plástico mole, plástico duro, PVC e isopor, entre outros.
Metais: Latas, latões, cobre, ferro, alumínio e fios em geral entre outros.
Papéis: Revistas, jornais, papelão e papéis brancos, entre outros.
Eletrônicos: TVs, computadores, periféricos, refrigeradores, fogões, aparelhos de som, micro-ondas, telefones, carregadores e máquinas de escrever, entre outros.


Roteiros da Coleta Seletiva em Esteio
Caminhão 1
De segunda a sexta-feira, manhã e tarde: Centro


Caminhão 2
De segunda a sexta-feira, manhã e tarde: Condomínios e empresas com contrato


Caminhão 3
Segunda-feira
Manhã: Bairro Liberdade 
Tarde: Bairro São Sebastião

Terça-feira
Manhã: Bairros Três Portos (Vila Osório) e Novo Esteio
Tarde: Bairro Parque Amador

Quarta-feira
Manhã: Bairro Parque Tamandaré
Tarde: Bairro São José

Quinta-feira
Manhã: Bairros Três Marias e Jardim Planalto
Tarde: Bairro Parque Primavera

Sexta-feira
Manhã: Bairro Santo Inácio  
Tarde: Bairro Olímpica

 

Editoriais

Obras e Serviços Urbanos

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas