Notícias
Obras e Serviços Urbanos
Secretaria de Obras ultrapassa 122,5 mil metros de limpeza no sistema de drenagem
16/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Rosiele de Mello e Leo Henrique
Entre o dia 8 de dezembro e a última quinta-feira (11), o prefeito Felipe Costella realizou quatro audiências públicas do “Participa, Esteio”, espécie de prestação de contas onde foram apresentadas as principais ações, obras, projetos e programas da Prefeitura ao longo do ano.
No meio de tantos dados apresentados pelo chefe do Executivo, chamaram a atenção aqueles relacionados ao trabalho da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) para evitar alagamentos ou amenizar o impacto das chuvas na cidade.
Até 1º de dezembro, data em que os números foram consolidados, a pasta já havia realizado o hidrojateamento de 85,5 mil metros de redes de drenagem em todo o município, ultrapassando o dobro da meta anual que era de 40 mil metros. No processo, os operários levantam a tampa da boca de lobo, retiram os resíduos que estão acumulados e, depois, usam o hidrojato, que lança um potente jato de água na tubulação para fazer a desobstrução e limpeza, o que melhora a vazão das águas. Para este serviço, a SMOSU duplicou a quantidade de hidrojatos, chegando a quatro: um próprio e três terceirizados.
Para o hidrojateamento das redes e também com ações pontuais, a pasta já havia feito a limpeza de 4,3 mil bocas de lobo, medida que também evita a entrada de sedimentos nas redes.
Além disso, outra informação importante que chamou a atenção foi o de arroios, canais e outros curso d’água, também componentes do sistema de drenagem, que passaram por desassoreamento. Segundo a pasta, até outubro foram quase 37 mil metros lineares limpos, quase o dobro da meta anual de 22 mil metros.
O trabalho foi e segue sendo realizado com uso de duas máquinas próprias, pela DD Vargas Terraplanagem, empresa de Novo Hamburgo contratada, via licitação, iniciado em abril, e com os equipamentos e trabalhadores do Desassorear RS, programa estadual que beneficiou Esteio com o desassoreamento de 13 kms de arroios, executado pela AGR Engenharia e Empreendimentos Ltda a partir de junho.
Com mesmo objetivo, operários da SMOSU também realizaram o conserto de 561 brocas, que são causadas pela quebra dos canos em pontos específicos, o que também compromete a vasão das águas, pois possibilita a entrada de materiais nas redes.
Solicite manutenção ou reparo
Além das medidas organizadas pela SMOSU e que fazem parte do Programa Permanente de Manutenção Preventiva, o serviço de hidrojateamento também pode ser requisitado pela comunidade através dos canais de contato com a Prefeitura.
O registro de demandas pode ser feito através da Ouvidoria. O contato é pelo pelo DisqueEsteio, pelos telefones 156 e 0800-541-0400 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), por WhatsApp, pelo número 2700-4350 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 12h30min às 18h) ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível pela internet em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).
As demandas também podem ser encaminhadas presencialmente na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - subsolo, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), durante os atendimentos do Gabinete Aberto, realizado todas as segundas-feiras a partir das 14h, e também no Prefeitura na Rua, quando prefeito, vice-prefeito e demais gestores municipais vão aos bairros ouvir pedidos dos moradores - projeto volta no ano que vem.
Editoriais
Obras e Serviços Urbanos
Compartilhe:
de
29