Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Centro de Bem-Estar Animal chega a 900 animais castrados ou esterilizados em 2023

04/10/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Em mais uma ação do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMDEMA), o Castramóvel garantiu o atendimento de quase 150 animaizinhos nesta terça-feira (3). O veículo adaptado para realização de cirurgias de castrações de cães e gatos ficou estacionado no Espaço Oliveira Silveira (Rua Coberta), no Centro, para o quinto mutirão de castrações promovidos neste ano. Os contemplados haviam sido selecionados pelo CBEA, após inscrição e análise dos dados.

No final do dia,144 animais passaram por procedimento de castração ou esterilização, sendo 69 gatos e 75 cães. O trabalho foi desenvolvido pelos profissionais da Organização Nacional de Defesa Animal (Onda), ONG de Cachoeirinha contratada pela Prefeitura de Esteio para as cirurgias.

Angel, Safira e Sol foram os primeiros animais a chegar na Rua Coberta. Os três felinos foram largados na frente à casa da aposentada Adriana Antunes dos Santos, 52 anos, e adotados por ela. “Hoje, eu tenho 10 gatos e 10 cachorros, porque as pessoas que moram próximas a mim sabem que eu amo bichos e aí, muitas vezes, eles largam o animal na frente da minha casa, Como não resisto, acabo ficando com eles”, comentou a moradora do Bairro Novo Esteio.

Para Adriana, o mutirão de Castração é muito importante. “Tem muitas pessoas que possuem um animal e não castram, porque é muito caro. Daí eles dão criam e os filhotes são abandonados. Com esse serviço de esterilização gratuita, é um problema que pode ser facilmente resolvido”, opinou.

Esta foi a 14ª edição do mutirão de castrações descentralizados com o uso do Castramóvel realizada pelo CBEA. As ações tiveram início em dezembro de 2021. Somente no ano passado, foram castrados ou esterilizados 1.547 bichinhos, tanto em mutirões como no ambulatório do CBEA, que fica na Avenida Luiz Pasteur, 7275, Bairro Três Marias. Este ano, já foram realizados, com a ação desta terça-feira, 900 procedimentos em cães e gatos.

O Castramóvel conta com salas de tricotomia (ou preparo), sala de antissepsia (paramentação), centro cirúrgico e sala de pós-cirúrgico (recuperação).
 

Quem tem direito e como pedir a castração
O serviço de castração é direcionado a animais de rua, animais comunitários e animais com tutores residentes em áreas especiais de interesse social, definidas conforme mapa de zoneamento que consta no Anexo II do Plano Diretor do Município de Esteio. Ele também é realizado, sem custo, conforme disponibilidade, para animais domésticos cujos donos estejam inscritos em algum programa assistencial do Governo Federal.

A solicitação deve ser feita via Ouvidoria da Prefeitura, pelo telefone 0800-541-0400, pessoalmente, na Central de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, subsolo - de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), via WhatsApp, pelo número (51) 98600-7011 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível via computador em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store).

Para solicitar o serviço, é necessário fornecer o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e CPF, dados que serão utilizados para consulta ao Cadastro Único do Governo Federal. As demandas são filtradas e verificadas pelo CBEA, que, conforme a possibilidade, atenderá a solicitação.


Animais já saem castrados na adoção
Os cães e gatos que são adotados através do CBEA já saem castrados. Quem quiser adotar um amigo pode procurar o órgão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para adotar, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, comprovante de residência e assinar o termo de adoção. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones do CBEA (3459-4494 e 98600-8377 - com Luciane).
 

Editoriais

Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente

Compartilhe:

de

18

Leia notícias relacionadas