obras e Serviços Urbanos

Prefeitura começa construção do novo Ecoponto de Esteio

07/03/2024

Créditos: Bruno Santos

Uma área de quase 4 mil metros quadrados, localiza na esquina da Avenida Boqueirão com a Rua Dalva de Oliveira, no limite entre os bairros Jardim Planalto e Parque Primavera, vai receber o novo Ecoponto de Esteio, local adequado para descarte de restos de obras, madeiras, podas de árvores, móveis velhos, bateria de celular, pilhas em geral, óleo de cozinha usado e todos os recicláveis (metais, vidros, plásticos, papéis e eletrônicos, entre outros).

No espaço, locado pela Administração Municipal, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) começou a construir as estruturas que serão usadas para a realização do trabalho, com paredes de material pré-montado, que facilita a execução das obras. “Esse novo Ecoponto vem pra atender uma região com elevado volume de descarte irregular. Com ele, o morador não precisará mais ir até o Ecoponto da Rua da Paz para fazer o descarte adequado de materiais”, destaca o titular da SMOSU, Derli Scienza.

O novo Ecoponto, assim como o que já está em operação no Bairro Olímpica, vai funcionar sete dias por semana, em horário a ser definido. Além disso, contará com nichos que ficarão abertos 24 horas por dia para descarte de metal, plástico, vidro e papel. No local, dois trabalhadores da Cooperativa Univale farão a separação de recicláveis.

Somente pessoas físicas podem utilizar os serviços, restrito a 1m³ por pessoa por mês (para comparação, é o volume equivalente a uma caixa d'água de 1 mil litros). No caso de empresas ou de materiais que não são aceitos no Ecoponto, ou para medidas maiores a 1 m³, será necessário fazer o descarte adequado dos resíduos através de outros meios, contratando serviços particulares como, por exemplo, tele-entulho.

Crime
Descartar resíduos em áreas públicas ou terrenos baldios particulares é crime e pode gerar multa. No caso de flagrantes de pessoas depositando material em área irregular, a denúncia pode ser feita para a Patrulha Integrada de Proteção Ambiental (Pipa) pelo DisquEsteio (0800-541-0400) ou pelo telefone da Guarda Municipal (153).

Ecoponto Bairro Olímpica
Onde: Rua da Paz, ao lado do Cemitério 2 de Novembro - Bairro Olímpica
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h15min e das 13h às 17h30min; sábados e domingos, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min*
O que pode ser descartado: Resíduos de construção civil, podas de árvores (galhos), madeiras, móveis velhos, bateria de celular, pilhas em geral, óleo de cozinha usado e recicláveis (metais, vidros, plásticos, papéis e eletrônicos, entre outros)