Governança e Gestão
Viaduto que liga a Rodovia BR-448 a Esteio vai sair do papel
05/11/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Adriano Rosa da Rocha
A principal ligação da chamada Rodovia do Parque com Esteio será, finalmente, concluída.
Onze anos depois da entrega da BR-448, o viaduto que conecta a Avenida Celina Kroeff à estrada federal, que, inicialmente, seria responsabilidade da União, será construído através de uma parceria entre a Administração Municipal, que vai investir R$ 1,6 milhão, com o Governo do Estado, que vai aplicar mais R$ 6,39 milhões. As obras serão executadas pela Construtora Porto Beton, empreiteira vencedora do processo de licitação, que tem prazo de oito meses para a conclusão das intervenções.
A ordem de início foi assinada em uma solenidade realizada na tarde desta terça-feira (5) no Salão Nobre do Paço Municipal, pelo prefeito Leonardo Pascoal, pelo secretário estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella, pela titular da Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG), Carla Cardias, e pela sócia da empreiteira Leila Ines Weiss.
Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal fez um histórico, desde a entrega da BR-448 sem a ligação com Esteio até o momento atual, passando por vários entraves que foram superados para que a obra passasse para o Município em 2022 e, a partir disso, ser feita a parceria com o governo estadual. “O Chaplin (ator e comediante britânico, criador do personagem Carlitos) dizia que a obstinação é o caminho mais curto para se ter sucesso. Essa ordem de início é fruto, realmente, de obstinação, porque é um trabalho que nós empreendemos desde o primeiro ano deste governo”, lembrou. “Não foi algo simples de resolver, não foi uma solução muito fácil de se construir, mas felizmente, hoje, a gente está dando o último passo para resolver esse grande problema que nós herdamos”, prosseguiu. “Não foi um problema construído pela Prefeitura ou pelo Governo do Estado, mas que coube a nós buscar alternativas e construir, de forma consorciada, essa solução”, frisou.
Pascoal ressaltou que a obra é importante não só pra Esteio, mas para toda a região e, especialmente, para a realização da Expointer no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, que tem diversas entradas pela Avenida Celina Kroeff, e que o viaduto foi batizado como Carlos Rivaci Sperotto, ex-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), falecido em dezembro de 2017. A lei que denominou o viaduto foi assinada durante a última edição da Expointer. “A gente só fez essa denominação, embora fosse desejo antigo, quando a gente passou a ter convicção que teria o desfecho da obra, porque a gente não queria prestar uma homenagem com um elefante branco, mas com viaduto funcional, de qualidade, que dará acesso a produtores do Rio Grande, do Brasil e do Mundo ao Parque Assis Brasil e a nossa Expointer”, exemplificou. “Agora estará lá o Sperotto, de uma outra forma, dando as boas-vindas a quem vier nos prestigiar ao longo da Expointer, mas também em outros eventos que nosso parque acolhe ao longo do ano”, afirmou.
O titular da Selt também destacou a parceria com Esteio para a conclusão do viaduto. “Essa é uma iniciativa do Governo Municipal, que buscou alternativas junto ao Governo Estadual, mesmo não sendo responsabilidade do Município”, disse Juvir. “E hoje essa alternativa se torna realidade”, prosseguiu. “Parabéns a toda a equipe que se mobilizou, desde quem teve a ideia àqueles que foram atrás das soluções. Parabéns ao Município, parabéns a todos e parabéns, afinal de contas ao Governo do Estado, também, que entendeu a dimensão da importância desta obra”, finalizou.
Também fizeram uso da fala, a secretária municipal de Governança e Gestão, Carla Cardias; o vereador Luciano Battistello, a subsecretária do Parque Assis Brasil, Elizabeth Cirne-Lima; e o diretor vice-presidente da Farsul Domingues Velho Lopes, em nome do homenageado.
Editoriais
Governança e Gestão
Compartilhe:
de
15