Educação
Sábado será o último dia para apreciar a 26ª Feira do Livro
09/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Esteienses e moradores de cidades vizinhas que apreciam a Literatura em seus diferentes gêneros têm mais este sábado (10) para aproveitar a 26ª Feira do Livro de Esteio, que está sendo realizada no Espaço de Eventos Rei Pelé (canteiro central da Av. Gov. Ernesto Dornelles), no Bairro Santo Inácio.
Além dos principais “personagens”, os livros, comercializados em 10 estandes, a tradicional festa literária, aberta na última terça-feira (6), está oferecendo uma série de atividades como sessões de autógrafos, lançamentos de obras, contação de histórias e apresentações teatrais com opções voltadas para diferentes públicos.
No último dia de evento, os estandes abrem às 9h e a expectativa é de bons descontos para os leitores. Às 10h30min, vai ter contação de história no palco principal, com Maurício Schneider e Ana de David. Ao longo da manhã, vão ser realizadas as últimas sessões de autógrafos e lançamento de livros no Estande do Escritor (veja programação abaixo).
A Feira do Livro esteiense, que teve como patronesse a escritora, atriz e contadora de histórias Bárbara Catarina e como autora homenageada a escritora Ângela Hofmann, é realizada pela Secretaria Municipal da Educação (SME) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).
A patronesse - Bárbara Catarina
Atriz e contadora de histórias, Bárbara, que faz jus à autodefinição de "supersônica", pela energia que emprega em tudo que faz, é um nome forte na arte da contação de histórias no Rio Grande do Sul. Tem atuado há mais de 20 anos na Feira do Livro de Porto Alegre, no espaço de contação de histórias para a primeira infância, e em outros eventos literários. Além de atuar como contadora de histórias e mestre de cerimônias, Bárbara ministra oficina para professores, bibliotecários e demais profissionais envolvidos na formação de leitores. Recentemente, tornou-se, também, escritora, ao lançar “A Pedra que Corria”. Em 2024, foi símbolo de superação e resiliência entre artistas, por ter sido duramente atingida pelas enchentes que afetaram Canoas e que destruíram, inclusive, sua biblioteca particular. Sua história foi contada em matéria no programa Jornal do Almoço.
A autora homenageada – Ângela Hofmann
Escritora e mediadora de leitura, realiza oficinas de criação literária, formação de mediadores de leitura, formação sobre o livro para a infância, e respectiva curadoria. Atuou por 25 anos no magistério da rede pública e particular, na coordenação de projetos sociais e na assessoria pedagógica nos municípios de Esteio, Viamão e Porto Alegre. É membro da diretoria da Associação da Biblioteca Comunitária Circula de Esteio, do grupo de Estudos Literários da Casa Lygia Bojunga, do Rio de Janeiro, e da Oficina de Crônicas Santa Sede.
26ª Feira do Livro de Esteio
Quando: Até sábado (10)
Onde: Espaço de Eventos Rei Pelé (canteiro central da Av. Gov. Ernesto Dornelles, Bairro Santo Inácio)
Programação
Sábado (10)
9h - Abertura dos estandes
10h30min - Contação de histórias “Viagem ao Centro da História”, com Maurício Schneider e Ana de David
13h - Fechamento dos estandes e encerramento da Feira
Estande do Escritor
Sábado (10)
10h - Simone Cristina Reis - Livro: Alice e o Unicórnio Encantado
10h - Édson Miranda e Elenice Leite Ferreira - Livro: Eu sou Nala
11h - Pedro Omiro Godoy - Livro: Quem mandou me contar
11h - Geverson - Livro: O Mestre e o pasteleiro - a vida não é fácil, mas pode ser bela
* Programação, sujeita a alterações
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
49