Notícias
Cultura, Esporte e Lazer
Esteio inicia construção coletiva do novo Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos
03/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Rosiele de Mello
                        A Prefeitura de Esteio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), iniciou o processo de atualização do Plano Municipal de Cultura (PMC), documento que vai orientar as políticas públicas do setor cultural no município ao longo da próxima década.
A elaboração do novo plano tem como ponto de partida a avaliação do ciclo anterior. Um diagnóstico completo dos últimos 10 anos foi realizado pela equipe técnica da Diretoria de Políticas Culturais e apresentado ao Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). O material reúne avanços, desafios e indicadores que ajudam a compreender o cenário atual da cultura em Esteio.
Agora, a próxima etapa é participativa e envolve toda a comunidade. A SMCEL abriu um formulário eletrônico para receber contribuições de artistas, coletivos, produtores, gestores, entidades culturais e cidadãos interessados. As sugestões irão subsidiar a construção do novo plano e garantir que ele reflita, de forma democrática, a diversidade cultural do município.
“Planejar o futuro da cultura significa ouvir quem faz cultura. O novo plano será construído com base no diálogo, na escuta pública e no compromisso com a transparência. Queremos um documento que represente a identidade de Esteio e fortaleça o setor para os próximos anos”, destaca o diretor de Políticas Culturais, Maicsom Vidal.
 
Princípios que orientam a construção do novo Plano Municipal de Cultura
Protagonismo local, valorizando a identidade cultural de Esteio
Diálogo entre governo, sociedade civil e instituições
Legitimidade e participação social
Visão territorial e sistêmica da cadeia cultural
Clareza nas metas, prazos e prestação de contas
Como participar
O Formulário de contribuições ficará aberto até 10 de novembro de 2025, através do link. Além da participação online, o processo contará com encontros presenciais abertos ao público, confira:
05/11 - 19h - Apresentação pública do diagnóstico e escuta da comunidade, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900 – Centro).
10/11 - 19h - Encerramento da etapa participativa e elaboração da minuta final, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900 – Centro).
Editoriais
Cultura, Esporte e Lazer
Compartilhe:
de
0