Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Profissionais da Saúde de Esteio participam de qualificação sobre saneamento básico

26/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Adriano Rosa da Rocha

Agentes de saúde e de combate a endemias de Esteio participaram, na manhã desta quarta-feira (26), de uma capacitação em saneamento básico promovida pela Corsan/Aegea em parceria com o programa Saneamento Salva e apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizada no Salão Nobre da Prefeitura.

Na abertura da qualificação, o vice-prefeito Rafael Figliero e o titular da SMS, Gilson Abreu de Menezes destacaram o valor da iniciativa, que teve como objetivo repassar informações técnicas e dados atualizados sobre o setor, preparando os profissionais para agirem com multiplicadores junto às comunidades que atendem diariamente. “É muito importante ouvirmos tudo o que a Corsan tem a nos dizer, porque isso impacta na vida de todos nós e são vocês, agentes, que estão, no dia a dia, acompanhando as pessoas, que podem levar essas informações a elas”, afirmou Rafael. “Que nosso pessoal, as nossas equipes, possam absorver esses conhecimentos e colocar em prática aquilo que vai ser nos colocado aqui hoje”, completou.

Depois de vídeos institucionais com o presidente do Instituto Aegea, Édson Carlos, e com o médico Dráuzio Varella, “padrinho” do projeto Saneamento Salva, que apresentaram dados ligando a saúde à oferta de água e esgoto tratados, o gerente de relações institucionais da Aegea Cesar Faccioli, o gerente de responsabilidade social da companhia, Willian Carvalho, e a gerente de relações institucionais da Região Metropolitana, Renata Weisheimer Rohde, conduziram palestra sobre o assunto. “O saneamento básico faz diferença no corpo de cada um de nós”, afirmou Cesar logo no início de sua fala.


Impacto direto na saúde e na economia
Durante o encontro, foi destacado um dado muito importante, que explicita a relação entre saneamento adequado e a redução de doenças de veiculação hídrica, como hepatite, diarreia, cólera e febre amarela. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cada R$ 1 investido em saneamento gera uma economia de R$ 4 em despesas com saúde pública.


Sobre o Programa Saneamento Salva
Criado pelo Instituto Aegea, o Saneamento Salva tem como missão mobilizar a sociedade para a importância do saneamento básico como prioridade nacional. A iniciativa disponibiliza conteúdos técnicos e acessíveis em plataforma digital, incluindo dados, estudos, entrevistas e histórias reais, além de ferramentas que incentivam o engajamento da população na defesa do acesso universal à água e ao esgoto.

Sobre o Instituto Aegea
O Instituto Aegea é uma organização sem fins lucrativos, de atuação nacional, dedicada a promover programas e projetos nos eixos de inclusão social e proteção ambiental. 

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

10

Leia notícias relacionadas